C++ classes e objectos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Classes e Objectos

Uma classe é um tipo definido pelo programador que contém o molde, a especificação para os objectos, tal como o tipo inteiro contém o molde para as variáveis declaradas comointeiros. A classe envolve e/ou associa, funções e dados, controlando o acesso a estes, definí-la implica especificar os seus atributos ( dados ) e suas funções membro ( código ).

ex:. Um programaque utiliza uma interface controladora de um motor eléctrico definiria a classe motor. Os atributos desta classe seriam: temperatura, velocidade, tensão aplicada. Estes seriam representados naclasse por tipos como float ou long . As funções membro desta classe seriam funções para alterar a velocidade, ler a temperatura, etc.


Especificar uma Classe

Vamos supor um programa que controlaum motor eléctrico através de uma saída serie. A velocidade do motor é proporcional à tensão aplicada, e esta proporcional aos bits que vão para saída serie que passam por um conversor digitalanalógico ( DAC ).

Vamo - nos abstrair de todos estes detalhes por enquanto e modelar somente a interface do motor como uma classe, a pergunta é que funções e que dados membro deve ter nossa classe, eque argumentos e valores de retorno devem ter essas funções membro:

Representação da velocidade

A velocidade do motor será representada por um atributo, inteiro (int). Usaremos o número debits que precisarmos, caso o valor de bits necessário não possa ser fornecido pelo tipo , usaremos então o tipo long , isto depende do conversor digital analógico utilizado e do compilador.Representação da saída série

O motor precisa conhecer a saída serie, a sua ligação com o "motor do mundo real". Vamos supor uma representação em hexadecimal do atributo endereço de porta serie, umpossível nome para o atributo: enderecomotor.

Alteração do valor da velocidade

Internamente o utilizador da classe motor pode desejar alterar a velocidade, cria-se então a função :
void...
tracking img