A virada da goodyear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Espionagem de Resultado
Atualmente, vemos um aumento significativo de empresas que usam equipes de estatísticos para descobrir as necessidades e os desejos de seus clientes com base na análisematemática de hábitos de compra.
Muitas empresas de grande porte, como a Rede Americana de Supermercados Target, que possui em torno de 1800 lojas espalhadas nos Estados Unidos, possuem equipes deestatísticos que trabalham na análise de dados da empresa com a missão de entender o que cada cliente compra e, principalmente, prever o que poderá comprar. Através desses dados as empresas montam suasestratégias de marketing. O nível de sofisticação destas análises é tão grande, que é capaz de identificar, por exemplo, quais de suas clientes estão grávidas, e até quando darão à luz, sem que elastenham divulgado nenhuma informação a respeito, apenas monitorando o que elas compram.
Inúmeros estudos de mercado apontam que pessoas que passam por mudanças importantes na vida, como casamento,divórcio, ou expectativa de ter um filho, estão mais propícias a se ligar a uma só loja para fazer compras. Utilizando o exemplo antes exposto, depois que as futuras mães são identificadas, o departamento demarketing da empresa, normalmente, passa a bombardeá-las com promoções e correspondências para atraí-las e, se possível, retê-las por anos.
Nada melhor para um bom negócio do que saber o que seucliente quer comprar, e melhor ainda saber o que o consumidor ainda nem desconfia que quer, mas vai querer um dia se for trabalhado de forma correta. Durante décadas a busca por informações sobre aspreferências dos consumidores era feita por métodos analógicos de pesquisa, como aplicação de questionários e entrevistas de satisfação nas lojas. No entanto, a invenção de ferramentas para interpretar asvontades dos clientes, está revolucionando o marketing das empresas. Outros gigantes no mercado como IBM, Oracle, SAP e Microsoft já investiram mais de 15 bilhões de dólares na aquisição de...
tracking img