A viagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução dos Alimentos
A partir da descoberta do fogo, há mais de 500 mil anos etapa essencial para o desenvolvimento da gastronomia outras se seguiram, como a invenção de utensílios,o descobrimento das especiarias e novos ingredientes,o aprimoramento das técnicas,como a redução, a liga dos molhos, as descobertas de formas de conservação. Os alimentos do homem caçador e coletor tiveram comobase a carne, frutos e oleaginosas. Com o passar dos anos foram surgindo adaptações para facilitar a caça, pois as condições em que a evolução humana se deu permitiram que o homem desenvolvesse sua inteligência para compensar seus desvantajosos atributos físicos. Pedras lascadas para compensar a falta de garras e presas; lanças para compensar a pouca velocidade; além de estratégias e emboscadas paracompensar a falta de resistência.
A carne nos acompanhou grande parte desse tempo, seja da carcaça abatida por outros animais, ou muitas vezes, a única opção para não se morrer de fome era comer a carne de outros próprios humanos.
Neste período, era freqüente o homem passar um ou mais dias seguindo e caçando animais e isso em passo acelerado ou correndo. Depois ele levava a caça até suacaverna – provavelmente carregando nas costas – a passos também relativamente rápidos. Mesmo quando não estava à procura de alimento, abrigo ou segurança, o homem pré-histórico era fisicamente ativo. Ele apreciava o exercício. Era parte de sua vida social, religiosa e cultural.
A descoberta do fogo ajudou o homem a obter calor e luz, o que ficou associado à magia e ao sobrenatural. Ao perceber que ofogo deixava as feras afastadas e poderia ser utilizado para assar suas caças, o homem deixou de alimentar-se da comida crua e passou a consumi-la assada na brasa. A partir desta arte surgiu, então, a culinária. Quando o homem aprendeu a cozinhar os alimentos, surgiu uma profunda diferença entre ele e os outros animais.
A crença de que a comida quente é mais substancial é bem antiga. Após adescoberta do fogo - que muitos afirmam ser o primeiro tempero -, o homem aprendeu que ao cozinhar os alimentos estes se tornavam muito mais saborosos e fáceis de mastigar e digerir. Percebeu também que a cocção retardava a decomposição dos alimentos, prolongando o tempo em que poderiam ser consumidos, identificando, assim, a primeira técnica de conservação dos alimentos. Os cereais, vegetais e frutaspassaram a ser torrados sobre as brasas e as carnes, aves e pescados, defumados ou secos por exposição ao calor do fogo.
Com a descoberta da cerâmica o alimento passou a ser produzido com antecedência. O fogo estava sempre aceso e a panela fervia indefinitivamente com a caça misturada a cereais e batatas. Assim nasceu o caldo substancial. Todas essas descobertas possibilitaram ao homem um maiortempo de armazenamento dos alimentos, proporcionando mais tempo livre para o desenvolvimento de outras tecnologias e culturas, pois até então ele vivia em busca de sua próxima refeição.
A descoberta do sal pelo homem veio da observação dos animais que lambiam a ardósia. O homem passou a fazer a extração do sal da pedra e somente mais tarde passou a extrair o sal do mar. Para a gastronomia, aextração do sal foi uma das descobertas mais valiosas, seguida do fogo. Este conviver em grupos trouxe ao homem uma liberdade maior no plantio, garantindo assim o alimento por mais tempo. Isso também caracteriza o nascimento de um dos hábitos que até hoje se pratica, independente de nacionalidade: a hospitalidade à mesa, já que o homem começou a ficar mais tempo ao redor do fogo e do alimento.
Aidade antiga é posterior à pré-história e vai desde o ano 4.000 a.C. até o século V depois de Cristo (d.C.). Durante este período, dando continuidade aos hábitos adquiridos, surgiram os grandiosos e fartos banquetes. A função dos cozinheiros passou a ter uma grande ascensão social. As orgias alimentares, oferecidas aos nobres da época, aconteciam cercadas de muito luxo e protocolos. Nesta época,...
tracking img