A viagem de duarte pacheco perreira ao continente americano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos Brasileiros

“Duarte Pacheco Pereira no Continente Americano”
Discente: Luís Miguel Da Silva Leal

Porto, junho 2012
Índice:

Introdução 2
Bibliografia de Duarte Pacheco Pereira 3-4
Conjuntura Política e Social 5
Tratado de Tordesilhas 6
Obra de Duarte Pacheco Pereira – Esmeraldo de Situ Orbis 7-9
Interpretação da Obra de Duarte Pacheco Pereira9-10
O Descobrimento do Brasil 11
Conclusão 12
Bibliografia 13

Introdução:
Integrada na licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, a cadeira Estudos Brasileiros apresenta como momento de avaliação a realização de um trabalho escrito do qual abordei o tema “ Duarte Pacheco Pereira no Continente Americano”.
Numa primeira parte apresentei uma bibliografiarelatando os momentos mais importantes da vida de Duarte Pacheco Pereira.
De seguida, dei a conhecer a conjuntura política e social que se vivia na época dos Descobrimentos.
Importa referir o Tratado de Tordesilhas, uma vez que Duarte Pacheco Pereira teve um papel relevante aquando da assinatura, servindo de testemunha.
Duarte Pacheco Pereira foi o autor da obra Esmeraldo Situ Orbis, no entanto, éimportante dar a conhecer diferentes interpretações da obra.
Por fim, saliento a Descoberta do Brasil e a questão sobre a verdadeira data da descoberta e a identidade de quem descobriu.

Bibliografia de Duarte Pacheco Pereira:
Duarte Pacheco Pereira nasceu em Lisboa por volta de 1460. Filho de João Pacheco e de sua mulher Isabel Pereira. Das suas ligações familiares sabe-se que era netode Gonçalo Pacheco, tesoureiro da casa de Ceuta e um dos muitos servidores do Infante D. Henrique e filho de João Pacheco, que fez parte de uma expedição guerreira contra os turcos no Mediterrâneo oriental.

Duarte Pacheco Pereira nasceu em Lisboa por volta de 1460. Filho de João Pacheco e de sua mulher Isabel Pereira. Das suas ligações familiares sabe-se que era neto de Gonçalo Pacheco,tesoureiro da casa de Ceuta e um dos muitos servidores do Infante D. Henrique e filho de João Pacheco, que fez parte de uma expedição guerreira contra os turcos no Mediterrâneo oriental.

Duarte Pacheco Pereira foi uma das figuras emblemáticas dos Descobrimentos portugueses. Herói militar, navegador e cosmógrafo, autor de um famoso escrito que é dos mais representativos da denominada «literatura deviagens».
Conhecido por ser um dos cavaleiros mais notáveis da História da Índia Portuguesa. Um dos seus antepassados por varonia e por bastardia foi seu trisavô D. Diogo Lopes Pacheco, 8.º Senhor de Ferreira de Aves, um dos executores de Inês de Castro, casado com D. Joana Vasques Pereira.
Tendo fugido para a Espanha, retornou à época da Crise de 1383-1385, apoiando o Mestre de Avis, com quemconseguiu recuperar todos os seus bens, tornando-se um dos conselheiros do novo monarca.
Reconhecido geógrafo e cosmógrafo, em 1490 viveu em Lisboa da pensão real a que o seu título lhe dava direito. Em 7 de Junho de 1494 assinou, na "qualidade de contínuo da casa do senhor rei de Portugal", o Tratado de Tordesilhas.
Em 1498 D. Manuel I encarregou-o de uma expedição secreta, organizada com oobjectivo de reconhecer as zonas situadas para além da linha de demarcação de Tordesilhas, expedição que, partindo do Arquipélago de Cabo Verde, se acredita teria culminado com o descobrimento do Brasil, em algum ponto da costa entre o Maranhão e o Pará, entre os meses de Novembro e Dezembro desse mesmo ano.
Viveu em Portugal os seus últimos anos, falecendo em data desconhecida, provavelmente entre1531 e 1533.
Se na sua época Duarte Pacheco Pereira foi sobretudo conhecido pelos seus feitos militares, mitificados pelos cronistas e cantados por poetas como Luís de Camões, tão importante como estes para a sua biografia foi a autoria do Esmeraldo de situ orbis.
A obra, cuja elaboração o autor interrompeu em 1508 ficando inacabada, apenas foi publicada pela primeira vez em 1892 ficando desde...
tracking img