Trabalho "special one + rock in rio"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise da campanha promocional "Special One +: Rock in Rio"

Trabalho realizado por:
Rute Marques

Índice

Introdução
História
Estratégia
Objectivos de médio prazo da empresa
Campanha Special One + Rock in Rio
Objectivos da promoção
Parcerias
Comunicação
Descrição detalhada da promoção
Resultados Obtidos
Análise Crítica
Conclusão



Introdução

No âmbito da unidadecurricular de Comunicação Promocional e Merchandising, foi-nos proposta a análise em profundidade de uma campanha promocional realizada por uma empresa.
Para tal, contactámos o banco Millennium BCP que é um Banco com centro de decisão em Portugal e o maior Banco privado português, com uma posição importante no mercado financeiro português: é o segundo maior em termos de quota de mercado, quer emcrédito a clientes, quer em recursos totais de clientes e tem a maior rede de distribuição bancária do país, com 918 sucursais, sendo também uma instituição de referência na Europa e em África, através das suas operações bancárias na Polónia, Grécia, Moçambique, Angola, Roménia e Suíça. Todas as operações operam sob a marca Millennium.
Tendo por base o script que nos foi entregue pelo professor,realizámos a nossa própria linha de perguntas que posteriormente utilizámos em conversa com a Dra. Ana Cidra.



História

O Banco Comercial Português, ou simplesmente BCP, é o maior banco privado português. Foi fundado em 1985, no seguimento da liberalização do mercado bancário Português, que se seguiu a um período de quase uma década de controlo estatal da banca em Portugal. O BCP opera emPortugal sobre as marcas Millennium BCP, Banque BCP e ActivoBank.
O BCP foi estabelecido em Junho de 1985 após o início do processo de liberalização e desenvolvimento do sistema financeiro português. A sua vida desde a fundação até ao presente representa uma história de sucesso, na qual se tornou num banco líder em Portugal e numa instituição de referência em diversas áreas nos diferentesmercados onde actua, sob a marca Millennium.

Estratégia

Os desafios que o actual enquadramento económico e financeiro do país coloca às empresas e às famílias portuguesas, confrontaram os bancos nacionais com a necessidade de reforçar os seus rácios de capital para 9% no final de 2011 e 10% no final do ano seguinte. Em paralelo, as autoridades exigiram que os bancos iniciassem um processo dedesalavancagem, ou seja, que reduzissem a proporção dos créditos concedidos face aos depósitos captados para um valor de 120% até 2014. Tal facto terá implicações directas na margem financeira e na rentabilidade dos bancos, que serão negativamente afectadas.
Perante a transformação estrutural do contexto de mercado em Portugal, o Millennium BCP procedeu à adaptação da sua agenda estratégica, tendopor base quatro

áreas chave de actuação: garantir níveis de solvabilidade acima dos requisitos regulamentares de 9% de rácios de capital em 2011 e 10% em 2012; gerir o processo de desalavancagem para estabilizar as necessidades e estrutura de financiamento; recuperar os níveis de rendibilidade do negócio em Portugal, com o objectivo de superar uma rendibilidade de capitais próprios (ROE) de10%; e focar o portfólio internacional em função dos recursos disponíveis.
O Millennium BCP redefiniu, assim, a sua visão corporativa e adoptou uma estratégia renovada, assente em quatro pilares:
1. Reforçar a liderança em Portugal;
2. Apostar nas competências de Angola e Moçambique como plataforma de crescimento em África;
3. Explorar em novos mercados de afinidade;
4. Redefinir oposicionamento das operações europeias.

Objectivos de médio prazo da empresa

O Millenium BCP apresenta vários objectivos a cumprir a médio prazo, os mais importantes passam por obter:
* liderança em número de clientes com mais de 2 milhões e quota superior a 20% nos segmentos de maior valor;
* maior rede de pontos de contacto físicos;
* liderança indiscutível nos canais...
tracking img