A usabilidade da web 2.0 como ferramaneta de apoio educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO DE MONTES CLAROS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Syomara Tereza Dias Rocha

A USABILIDADE DA WEB 2.0 COMO FERRAMENTA DE APOIO EDUCACIONAL – UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DE MONTES CLAROS.

Montes Claros/MG 2011

Syomara Tereza Dias Rocha

A USABILIDADE DA WEB 2.0 COMO FERRAMENTA DE APOIO EDUCACIONAL – UM ESTUDO DE CASOEM DUAS ESCOLAS DE MONTES CLAROS.

Trabalho de Conclusão de Curso apresent ado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Faculdade de Computação de Montes Claros.

Orientadora: Profª. Esp. Gilmara Aparecida de Freitas Dias

Montes Claros/MG 2011

Syomara Tereza Dias Rocha

A USABILIDADE DA WEB 2.0 COMO FERRAMENTA DE APOIOEDUCACIONAL – UM ESTUDO DE CASO

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do Diploma de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Faculdade de Computação de Montes Claros. Aprovado em: _____/_____/______.

BANCA E XAMINADORA:

Ass._____________________________________ 1º Orientadora: Profª Gilmara Aparecida de Freitas Dias – Especialista –Faculdade de Computação de Mont es Claros

Ass._____________________________________ 2º Exam.: Profª Nesmária Sany Costa Alves – Mestra – Faculdade de Computação de Montes Claros

Ass._____________________________________ 3º Exam.: Profª Christine Martins de Matos – Especialista – Faculdade de Computação de Montes Claros

Dedic o este trabalho ao meu filho, Paulo Victor, a todos os meusprofessores, em especial, às Professoras Gilmara, Sany e Luci, e aos Professores Luciano e Rodrigo.

AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por ter escrito em minha vida, o certo por linhas tortas através do meu filho Paulo Victor, que é a minha razão para continuar a desvendar os segredos da vida. Pois, como disse Guimarães Rosa, “o correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta edaí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Ás Profª Mestra Sany e Mestra Luci, sinônimo de renovação, sempre transmitindo sabedoria, coragem e esperança na busca de novas oportunidades para alçar grandes vôos e alcançar novos rumos.

Aos Profº Luciano e Rodrigo, pela paciência e sabedoria e, que em uma parceria levaram-me a retornar para a alegria e oprazer de me sentir viva através do conhecimento.

Ao Profº Expedito, que com sua experiência, não poupou esforços para transmitir com clareza e segurança seus conhecimentos, os quais facilitaram o nosso aprendizado.

A Profª Ana Inês, a Profª Ednilda, ao Profª Willian e ao Profº Andre Luiz, que em nome das escolas pesquisadas, foram peças chave para a conclusão deste trabalho.

Às pessoas, quedireta ou indiretamente, ajudaram na elaboração deste trabalho, uma das muitas metas que me propus.

Ao meu filho Paulo Victor e aos meus sobrinhos Pamela, Matheus e Maria Vitória, pelo apoio, incentivo, carinho e amor recebido durante esta jornada e, que nunca deixariam de demonstrar o querer de me fazer ser uma pessoa melhor.

Ao corpo docente do curso pelos ensinamentos e, aos funcionáriosque sempre atenderam nossas necessidades com presteza.

O conhecimento era um bem pri vado, associado ao verbo SABER. Agora é um bem público ligado ao verbo FA ZE R. (Peter Druker)

Um indivíduo consegue hoje um diploma de curso superior sem nunca ter aprendido a comunicar-se, a resolver conflitos, a saber, o que fazer com a raiva e outros sentimentos negativos. (Carl Rogers )

RESUMO
Como surgimento da internet, novas tecnologias foram implementadas trazendo benefícios às varias áreas profissionais. A Web 2.0, sinônimo de interatividade e colaboração, passou a ser, na educação, um caminho a ser seguido por propiciar aos aprendizes e educadores a oportunidade em dinamizar o processo de ensino/aprendizagem. Ferramentas como Wikis, Google Doc‟s, videoconferência, Podcasting e...
tracking img