A transformação do dinheiro ao longo do tempo

2229 palavras 9 páginas
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS – ONLINE
MBA ADMINISTRAÇÃO ENFASE EM GESTÃO
MODULO II – MATEMATICA FINANCEIRA

A TRANSFORMAÇÃO DO DINHEIRO AO LONGO DO TEMPO

DISCENTE: ELAINE REGINA SALDANHA FERNANDES
DOCENTE/ TUTOR: RICARDO RAZUK

2012

-------------------------------------------------
DINHEIRO AO LONGO DO TEMPO

1. Introdução

Podemos considerar que Tempo é Dinheiro? Para encontrar uma resposta a essa filosófica pergunta, basta olharmos em volta e percebermos que utilizamos a variável tempo para várias coisas no nosso cotidiano. Um exemplo disso é quando utilizamos as horas para quantificar o valor do trabalho, visto que recebemos o salário por tantas horas trabalhadas, e ainda este aumenta à medida que aumentam as horas trabalhadas. Outro exemplo acontece quando aplicamos um valor X em um banco, quanto mais o tempo passa, mais o seu dinheiro irá se valorizar.
Através desses exemplos vemos que o dinheiro se transforma ao longo do tempo, e esta transformação só pode ocorrer através da fixação do juro, também chamado de regime da capitalização dos juros.
Juro é o valor que se paga ao investidor por sua aplicação – investimento – durante um determinado período de tempo, ou seja, com um prazo determinado.
Para RODRIGUES (2002, p. 315), juros é o preço do uso do capital. Fruto produzido pelo dinheiro, remunerando ao longo do tempo para o credor ficar privado de seu capital, pagando-lhe o risco que incorre de o não receber de volta o valor emprestado.
Os cientistas econômicos definem ainda juro como sendo a remuneração do uso do capital financeiro. Podendo também ser entendido como:
- o dinheiro pago pelo uso do dinheiro emprestado;
- o custo do capital de terceiros colocados a nossa disposição;
- a remuneração do capital empregado em atividades produtivas;
- a remuneração paga pelas instituições financeiras sobre o capital aplicado;
- o aluguel do capital alheio.
Para as empresas, entender o regime de capitalização, como funciona e qual o retorno

Relacionados