A Trajet Ria Do Pesquisador Em Enfermagem

1919 palavras 8 páginas
A trajetória do pesquisador em enfermagem
Adriana Cristina de Oliveira
Pós-doutora pela Universidade de Nova York. Pesquisadora do CNPq. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS/CNPq). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: adrianacoliveira@gmail.com A enfermagem vem, através dos anos, passando por inúmeras transformações políticas e sociais. Por um longo período, a preocupação com o "fazer" ou "cuidar" constituíam a prioridade da profissão "enfermagem". Com o passar do tempo, porém, mais marcadamente a partir da década de 1970, a necessidade de rever o pensar e as práticas de enfermagem contribuíram para torná-la uma profissão de maior visibilidade e com maior inserção social e acadêmica. As mudanças permitiram a busca incessante de princípios e normas de investigação e do método científico para contribuir com a pesquisa de enfermagem e saúde. A mobilização da profissão por meio do incentivo à formação de mestres e doutores, bem como a reunião desses nos grupos de pesquisa, definiu as bases para a gênese das linhas de pesquisa e dos pesquisadores em enfermagem.
A pesquisa e a produção do conhecimento na área de enfermagem constituem uma prioridade estratégica em todo o mundo. É nessa perspectiva que os grupos de pesquisa formam a base para esse trabalho e esforço coletivo, possibilitando a ampliação da produção do conhecimento, a captação de novos talentos em diferentes níveis, desde alunos de iniciação cientifica até os de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação.
Chama atenção a crescente demanda de profissionais dos serviços engajando-se como pesquisadores. Todos esses esforços foram construídos em torno de uma única meta: o avanço do conhecimento em enfermagem em prol da qualidade da saúde da população, da inovação científica e tecnológica e da formação do ambiente propício à geração de

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas