A tragetoria da energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A TRAJETORIA DA ENERGIA NUCLEAR
Tudo começou no ano de 1898, quando Marie Curie elaborou o conceito de radioatividade. Em 1905, Albert Einstein, desenvolve a teoria segundo a qual uma pequenaquantia de matéria, pode ser convertida em uma enorme quantidade de energia, em 1932 a primeira fissão nuclear é obtida em um laboratório. Os resultados comprovam a teoria de Einstein, dois anos depoissurge à idéia de usar a fissão em cadeia, para gerar energia, com isso, cientistas alemães demonstram a fissão nuclear do urânio por nêutrons.
No mundo, existem 439 reatores de energia nuclearcomercial, e foi na universidade de Chicago, que Enrico Fermi constrói o primeiro reator nuclear, obtendo a reação de fissão em cadeia. Logo, em 1945, Hiroshima e Nagasaki são arrasadas por duas bombasatômicas, que mataram 170 mil pessoas, na década de 40, a União Soviética detona seu primeiro artefato atômico, Em meados de 50, os EUA testam à bomba de hidrogênio. Na mesma década a União Soviética explodea sua bomba de hidrogênio, e a
Bomba atômica
constante tensão, entre as potencias nucleares, alimenta a guerra fria. Os EUA em 1954, lançam ao mar, o primeiro submarino nuclear, um ano depois,inicia-se o fornecimento de eletricidade de origem nuclear nos EUA.
Na Inglaterra, um acidente em um reator nuclear militar, provoca o vazamento de uma nuvem contaminada, em meados do século 60, os EUAflagram mísseis nucleares soviéticos em cuba, a crise poe o mundo sob ameaça de guerra atômica. Em 1964 a China testa sua bomba atômica. A essa altura, França e Reino Unido também possuem ogivanucleares, com todas essas ameaças, é lançado
Nuvem contaminada
em 1968, o tratado de não proliferação nuclear, (TNP), que permite que apenas EUA, Rússia, China, Reino Unido e França mantenha armasatômicas, porém todas as nações podem desenvolver tecnologias nucleares com fins pacíficos, sob controle da agencia internacional de energia atômica (AIEA).

Em 1974, a Índia detona sua primeira...
tracking img