A topografia canalicular dos dentes deciduos como contra – indicação do tratamento de canais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TOPOGRAFIA CANALICULAR DOS DENTES DECIDUOS COMO CONTRA – INDICAÇÃO DO TRATAMENTO DE CANAIS











Introdução


A incidência de carie na dentição decidual é altamente significante e cerca de 75% dos dentes com carie profunda apresentam comprometimento pulpar (MC Donald Avery, 1991).
Diversos autores consultados não são de acordo em suas considerações sobre o tratamento decanais em dentes decíduos.













Senão vejamos:

BRAWER – Coloca entre os dentes primários “não aconselháveis pra o tratamento” aqueles com abcessos periapical, ou que apresentem pus na câmara pulpar.
Por outro lado os abcessos não constituem contra-indicação do tratamento de canais – para COHEN, GERLACH e FINN – selecionar para tratamento os casos em que a rarificaçãoperiapical não alcançou a bifurcação radicular ou a altura do germe do dente permanente substituto.
Os autores consultados abordam a morfologia da câmara pulpar e dos canais radiculares bem como a topografia destes últimos, ou então nada falam de topografia de canais como é o caso de BRAWER e COHEN. Apenas EASLICK, citado por HARRIS, faz referencia ao fator morfológico em relação do tratamento decanais, dizendo que tratamento radicular cientifico “não é praticável nos dentes de leite, pois sua morfologia é impraticável e inadequada ao tratamento.”
Com referencia a morfologia interna dos dentes primários humanos sabe-se que as variações canalicuraes que dificultam, em muitos casos impedem o tratamento endodôntico.
Então sendo assim após estudos realizados obtive esses resultados:Incisivo – Canal sempre único e uniforme; ligeira constrição entre a câmara pulpar e o canal radicular, principalmente quando o dente é visto no sentido mesiodistal.
Caninos – canal sempre único, apresentando delta apical;
Molares superiores - Três canais independentes;
Molares inferiores – Três canais
Segundo molares Quatro canais
(dois canais na raiz mesial, dois canais na raiz distal).Outros achados de interesse nos segundos molares: canais acessórios, transversais e oblíquos, na raiz mesial.
 Para TOLEDO 1969 – indica-se a pulpectomia em dentes que apresentem evidencias de inflamação crônica ou necrose na polpa radicular, tal procedimento é contra – indicação em dentes com grandes perdas de estruturas radicular, reabsorção interna e externa avançadas infecção periapicalenvolvendo a cripta do dente sucessor.
Abcessos volumosos e pacientes com saúde geral comprometida. O objetivo principal da pulpectomia é manter dentes decíduos que caso contrário seriam perdidos.
A terapia edodôntica de dentes.
 GUEDES PINTO – 1995 – a terapia edodôntica de dentes decíduos com mortificação pulpar, ao longo dos anos e mesmo nos dias atuais tem-se baseado quase que exclusivamente naremoção total da polpa radicular e na ação dos medicamentos bactericidas e bacteriostáticos intracanais, com o objetivo de promover a desejada desinfecção dos mesmos.





























Discursão

Na terapia edodôntica de dentes decíduos o sucesso do tratamento está também relacionado à correta determinação do comprimento dos canais radiculares, para que amanobra de preparo biomecânico sejam realizados dentro dos limites dos canais.
O processo de cura não deve ser alterado por condutas errôneas que lesem a integridade do periodonto apical e do germe do dente permanente sucessor em desenvolvimento (SAKAKURA – 1995) tampouco por procedimento que preconizem a manutenção do conteúdo pulpar em degeneração ou degenerado e infectado no interior dosistema de canais radiculares, contando apenas com a ação anti-séptica de materiais obturáveis sobre o conteúdo séptico ( REYES RUJNA- 1991, ROBERTS, 1996).
Diante da importância desta fase para obtenção do sucesso no tratamento endodôntico e para a preservação da integridade do germe do dente permanente sucessor, torna – se imperativo que a determinação da medida de comprimento de trabalho de...
tracking img