A Taiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A Taiga, também conhecida como floresta de coníferas ou floresta boreal, encontra-se somente no Hemisfério Norte, em regiões de clima frio e com pouca umidade. Distribui-se ao longo de uma faixasituada entre os 50 e 60 graus de latitude Norte e abrange áreas da América do Norte, Europa e Ásia. Localiza-se, portanto, a Sul da Tundra. 
O clima é subártico, com ventos fortes e gelados durante oano todo. Estas florestas são frias e recebem pouca precipitação, 40-100 cm por ano. São apenas duas estações do ano, Inverno e Verão. O Inverno é muito frio, longo e seco, caindo à precipitação sob aforma de neve; os dias são pequenos. O Verão é muito curto e húmido e os dias são longos. 
Os valores da temperatura oscilam entre -54º e 21ºC.
O solo é fino, pobre em nutrientes e cobre-se de folhas eagulhas caídas das árvores tornando-se ácido e impedindo o desenvolvimento de outras plantas.
A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas (a água do solo encontra-secongelada), sendo constituída, sobretudo por coníferas - abetos (como o Abeto do Norte) e pinheiros (como o Pinheiro Silvestre), cujas folhas aciculares e cobertas por uma película serosa, as ajudam aconservar a umidade e o calor durante a estação fria. Outra conífera que também pode aparecer é o Larício europeu de folha caduca - Lárice. Em certas condições também podem aparecer Bétulas e Faiaspretas. 
As florestas boreais demoram muito tempo a crescer e há pouca vegetação rasteira. Aparecem, no entanto, musgos, líquenes e alguns arbustos.
As árvores demonstram a existência de adaptações aomeio. Sendo de folha persistente, conservam, quando a temperatura baixa, a energia necessária à produção de novas folhas e assim que a luz solar aumenta, podem começar de imediato a realizar afotossíntese. 
Embora haja precipitação, o solo gela durante os meses de Inverno e as raízes das plantas não conseguem água. A adaptação das folhas à forma de agulhas limita, então, a perda de água, por...
tracking img