Taiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

|
A taiga (ou floresta de coníferas), só se pode encontrar no Hemisfério Norte, adapta-se aos climas frios e de pouca humidade. Abrange um pouco da América do Norte, Europa e Ásia. Devido às temperaturas extremamente baixas o solo desta floresta é fino, pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores tornando-se ácido e impedindo o desenvolvimento de outrasplantas.
As preocupações em relação às questões ecológicas são atualmente bastante exploradas nos diversos meios de comunicação, nas empresas, nos governos e nas salas de aulas de todos os graus. Isto porque as reservas naturais do planeta têm sido ameaçadas por um conjunto de ações humanas, principalmente em decorrência do enorme crescimento populacional do último século e modo degradante deexploração dos seus recursos. O consumo exagerado em muitos países do hemisfério norte, aos trópicos, juntamente com a expansão agrícola e a poluição alteram os ciclos biogeoquímicos e climáticos da terra. A biodiversidade sofre com a irreversível extinção de espécies. Embora, a “crise das espécies” seja por si só um fato grave, outra crise, a dos biomas, preocupa ainda mais, pois resulta na perdados ambientes naturais onde as espécies nascem e desenvolvem-se.
Para reconhecer os diferentes biomas não é necessário ser um botânico. Ao sobrevoar uma área de avião você conseguiria facilmente notar, por exemplo, a diferença entre um bioma de floresta tropical, com árvores altas formando um verdadeiro tapete com suas copas, e um bioma de savana, com árvores espaçadas entre si e o solo coberto degramíneas baixas, mesmo sem conhecer nenhuma espécie de planta.
Os biomas diferem quanto à fisionomia, estrutura, e fatores ambientais relacionados ao clima, como temperatura, quantidade e distribuição das chuvas, solo e altitude.
O presente trabalho tem como objetivo descrever o bioma do Taiga, com sua localização na biosfera, características do bioma, limites com outros biomas, sua teiaalimentar, seu ecótono e biótipo.

CONCLUSÃO

 Biomas são grandes eco-regiões geográficas com condições ambientais específicas que determinam a flora e a fauna e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar, típicos nesta área. Os climas e a umidade aumentam com a diminuição de latitude. Com o aumento da umidade cresce a biodiversidade. Por isto, a classificação por latitude émuito usada. Nesta classificação a Área boreal ou subártica é definida internacionalmente como Floresta Boreal ou taiga (termo russo; significando “terra de varas pequenas“).
Assim como na Floresta Amazônica, pesquisas mostram desmatamento e devastação em regiões como a Taiga Siberiana (floresta de pinheiros). Na América do Norte, pouco menos da metade das florestas estão em áreas contínuassuperiores a 200 km². As áreas preservadas com 90% estão no Alasca e no norte do Canadá.
As coníferas apresentam rápido crescimento e sua madeira é muito explorada para a produção de celulose ou material de construção. Essa é a maior ameaça de devastação que pesa sobre esse ecossistema. Além disso, em alguns locais específicos, como na Suécia, a taiga tem sido destruída e descaracterizada pela grandeincidência de chuva ácida.
Países como Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia e Canadá, além do Alasca, abrigam grandes extensões de taiga. A Sibéria, na Rússia, possui a maior área de vegetação de taiga; outros destaques são a taiga canadense e a taiga escandinava. Contudo, a exploração das árvores para a realização de atividades econômicas (celulose, produção de papel, construção civil, etc.) temreduzido o bioma de forma drástica. Deste modo, deve-se preservar este esplêndido bioma, pois o Taiga é muito importante para o planeta, devido a sua função econômica e ecológica.
|

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CERQUEIRA, Wagner de. Taiga. Disponível em:
<http://www.brasilescola.com/geografia/taiga.htm>. Acessado em: 18 abr. 2012.

INDRIUNAS, Alexandre; PARRUCO, Celso. Como funcionam...
tracking img