Taiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Tundra

A Tundra é um tipo de bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, nas regiões próximas ao Ártico, mais precisamente no norte da América, da Europa e em outras localidades, como o Alasca e a Sibéria.
O seu nome advém da palavra finlandesa “Tunturia”, que significa “planície sem árvores”, o que já confere certa noção sobre como é esse tipo de vegetação e o seu ambiente.
Por vezesa Tundra é classificada em dois tipos diferentes:
a tundra alpina Esse tipo de tundra pode ser encontrado em diversos países, mais precisamente nos pontos mais elevados das montanhas. Nessas áreas a temperatura é muito baixa, com ocorrência de intensos ventos, são identificados arbustos, ervas e musgos, entre os quais vivem alguns animais, como cabras da montanha, alces, marmotas e insetos.TUNDRA ÁRTICA: Começa a surgir na região sul dos gelos polares do ártico, ela se amplia pela Escandinava, Sibéria, Groenlândia, Alasca e Canadá.Fica situada perto do polo norte e por esse motivo a tundra não recebe muita luz nem muita chuva, fazendo com que seu clima seja frio e seco e que seu solo fique gelado e todo coberto de neve a maior parte do ano.
O solo da tundra é chamado de permafrost,que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais.
O permafrost é um solo típico das regiões antárticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcançar até mais de 1 metro e ele é totalmente impermeável o que faz com que surjam áreas lamacentas no verão quando a camada de gelo superficial, que podechegar a 300 metros em alguns lugares, derrete.
A vegetação se desenvolve apenas no verão, que dura de dois a três meses por ano, com temperatura máxima de 10oC. Nos outros meses do ano, a tundra permanece congelada, atingindo -20oC.
Na tundra, a vegetação que consegue sobreviver são plantas de pequeno porte, como musgos, líquens e arbustos, que servem de alimento aos animais que ali vivem. Nessebioma não existem árvores, pois a pouca claridade e o frio impedem o seu crescimento.
A fauna da Tundra é composta por animais que se alimentam dos poucos vegetais e que servem de alimentos para grupos carnívoros.
Alguns exemplos são o urso-polar, o lobo-ártico, os bois-almiscarados e a lebre-ártica. Algumas dessas espécies migram para zonas mais quentes durante o inverno, outras, como o própriourso-polar e alguns tipos de insetos, desenvolvem estratégias de sobrevivência, como a hibernação.

TAIGA
Bioma exclusivo do Hemisfério Norte, a taiga, também designada por floresta boreal ou floresta de coníferas, situa-seentre a tundra, a norte, e a floresta temperada, a sul. Localiza-se no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria.
O clima ésubártico, sendo influenciado pelas massas de ar frio polares. Está sujeita á alternância de duas estações, o verão e o inverno. O verão é curto, embora mais longo e mais quente do que o da tundra.
Em regiões onde a temperatura chega a -54ºC e raramente passa dos 21ºC. A vegetação da taiga, influenciada diretamente pelo clima, é relativamente homogênea, sendo composta por árvores de grande portecom troncos retos e copas em forma de cones. As principais espécies são o pinheiro, cipreste e o abeto. As árvores possuem folhas aciculifoliadas, ou seja, em forma de agulha – essa característica é uma forma para não acumular neve.
Os animais da taiga são guaxinis, alces, renas, veados, ursos, lobos, raposas, esquilos, lebres, aves diversas entre outros.
Países como Noruega, Suécia,Finlândia, Rússia e Canadá, além do Alasca, abrigam grandes extensões de taiga. A Sibéria, na Rússia, possui a maior área de vegetação de taiga; outros destaques são a taiga canadense e a taiga escandinava. Contudo, a exploração das árvores para a realização de atividades econômicas (celulose, produção de papel, construção civil, etc.) tem reduzido o bioma de forma drástica.
FLORESTA TEMPERADA...