A stralkk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Freud, Sigmund e Josef Breuer Psicanálise: Estudo sobre a histeria, Rio de janeiro, Imago Editora. 350pags.
Resumo
O livro deste fichamento traz Sigmund Freud expondo sinteticamente suas ideias a um publico não especializado. Os principais conceitos da psicanalise que acabavam de surgir a partir de pesquisas realizadas por Freud e Breuer e outros médicos interessados são esboçados nas liçõesdeste livro, tais como consciente, inconsciente, repressão, transferência, associação livre, entre outros.
Citações
“ e a natureza dos estados que torna impossível uma reação ao acontecimento”. “E claro que ambas as espécies de condições, podem estar presentes ao mesmo tempo, e isso de fato ocorre com frequência”. (pag23).
Método Psicoterápico (...) “ele põe termo a força atuante darepresentação que não fora ab-reagia no primeiro momento. Ao permitir que seu afeto estrangulado encontre uma saída através da fala; submete essa representação à correção associativa, ao introduzi-la na consciência normal( sob-hipnose leve) ou elimina-la por sugestão do médico, como se faz no sonambulismo acompanhado de amnésia”. (pag28). “Acostumei-me a considera incompleta qualquer historiaque trouxesse nenhuma melhora, e aos poucos me tornei capaz de ler nos rostos dos pacientes se eles não estariam ocultando uma parte essencial de suas confissões”. (pag65).
“consideramos os sintomas histéricos como efeitos e resíduos de excitação que atuaram sobre o sistema nervoso como traumas. Não há permanência de resíduos dessa natureza quando a excitação original é descarregada porab-reação ou pela atividade do pensamento. Devemos considerar o processo como se uma soma de excitação atuando sobre o sistema nervoso, se transformasse em sintomas crônicos, na medida em que não fosse empregada em ações externas na proporção de sua quantidade”. (pag69-70). “ As lembranças patogênicas, se acham ausentes dos pacientes quando em estado psíquico normal, ou só se fazem presente de formabastante sumaria”. (pag82).
Condição essencial para aparecimento da histeria(...) uma representação precisa ser intencionalmente recalcada da consciência e excluída das modificações associativas. Esse recalcamento intencional constitui também a base para a conversão total ou parcial da soma de excitação. A soma de excitação, estando isolada da associação psíquica, encontra ainda com maisfacilidade seu caminho pela trilha errada para a inervação somática. A base do próprio recalcamento só pode ser uma sensação de desprazer, incompatibilidade entre repressão isolada a ser recalcada da massa dominante de representações que constituem o ego. A representação recalcada vinga- se, contudo, tornando- se patogênica”. (pag86).
“ O método histérico de defesa – para o qual, como vimos, énecessária a posse de uma tendência especifica - reside na conversão da excitação em uma inervação somática; e a vantagem disso é que a ideia incompatível é forçada para fora do ego consciente. Em troca, essa consciência guarda então a reminiscência física surgida por meio da conversão, e sofre por causa do afeto que se acha de forma mais ou menos clara ligada precisamenteàquela reminiscência”. (pag-90). “ A representação incompatível, que juntamente com as que lhe estão associadas é depois excluída e forma um grupo psíquico separado, deve originalmente ter estado em comunicação com a corrente principal de pensamento. São esses momentos, portanto, que devem ser classificados de traumático; é nesses momentos que ocorre a conversão, cujos resultados são a divisão daconsciência e o sintoma histérico”. (pag-121)
Comentários
Na raiz dos Estudos sobre a Histeria, encontra-se uma observação acidental, ponto de origem que conduz a uma descoberta, esse fato primeiro, depois convertido em teoria, ira impulsionar uma serie de outras descobertas que nos remetem novamente ao ponto de origem. As ideias irão progredir como se cada transformação do pensamento...
tracking img