Maquinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NOS SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM

1. Definição

Define-se terraplenagem como sendo um conjunto de operações como escavação, carga, transporte, descarga, espalhamento, compactação e acabamento necessário à realização de uma obra. A terraplenagem ou terraplenagem também é chamada movimento de terras.

2. Escavação

A escavação é uma operação necessária paradesmontar ou desagregar o material. A escavação pode ser manual ou mecânica.
A escavação manual é feita através da utilização de ferramentas como pá, enxada, enxadeco ou picareta.
A escavação mecanizada é realizada com o uso de equipamentos adequados a essa finalidade, como lâminas, ou dentes escarificadores.
Os equipamentos de escavação mecanizada podem ser classificados em unidades escavo -empurradoras, escavo - transportadoras e escava-carregadoras.
As unidades escavo-empurradoras são aquelas capazes de escavar e empurrar a terra, tais como o trator de esteira ou de pneus com lâmina (trator de lâmina ou bulldozer).

Fig. 01 Trator de Esteira

As unidades escavo – transportadoras são as que escavam o material e em seguida os carregam e os transportam, tais como o motoscraper.

Fig.02 Motoscraper

As unidades escavo – carregadoras escavam e em seguida carregam o material sobre um equipamento de transporte (caminhão basculante), compreende as carregadeiras (pás-carregadeiras) e as escavadeiras.

Fig. 03 Pá-carregadeira

Fig. 04 Escavadeira Hidráulica

3. Classificação do material

Os materiais de escavação são classificados em 1ª, 2ª e 3ª categoria, em função damenor ou maior dificuldade que oferecem ao desmonte.
Os materiais de 1ª categoria são os de fácil escavação e compreendem os solos como terra em geral, piçarra ou argila, rocha em adiantado estado de decomposição, seixos rolados ou não, com diâmetro inferior a 15 cm, qualquer que seja o teor de umidade, compatíveis com a utilização de lâminas tipo bulldozer e motoscraper rebocado ou motorizado.Os materiais de 2ª categoria são os que oferecem média dificuldade de escavação. São os solos com elevado grau de compacidade e as rochas alteradas. Esses materiais são desagregados com o emprego de dentes escarificadores, implementos adaptados nas motoniveladoras e nos tratores de esteiras.
Os materiais de 3ª categoria compreende as rochas sãs e são aqueles cujo desmonte é realizado com oemprego de explosivos.

4. Transporte de material mecanizado

Na terraplenagem mecanizada, são usados os seguintes tipos de equipamentos:

* Motoscraper rebocado ou motorizado , quando a distância média de transporte é de até 600 m. Acima dessa distância, o transporte com esse equipamento torna-se antieconômico.
* Caminhão Basculante (caçambas) com capacidade de 6 m3 a 12 m3.
*Caminhão Fora-de-estrada. Utilizado na execução de serviços pesados de construção. As suas dimensões por ser superiores às dos caminhões convencionais, os impede de circular nas estradas de trafego normal. Esse tipo de equipamento é empregado em obras de grande volume de cortes e aterros. Capacidade de até 63,43 m3.
* Tratores de Esteiras ou de Pneus (escavo-empurradores) ou Escavadeiras(escavo-carregadoras) para distância média de transporte de até 50 m.

5. Execução de aterros

Nos serviços de execução de aterros são empregados motoniveladoras, grade de disco, tratores industriais, caminhões pipas (irrigadeiras) e rolos compactadores.
Procedimentos:
* O material terroso é descarregado no local através de equipamentos de transporte como caminhão basculante, motoscraper e etc;* A motoniveladora (patrol) espalha e homogeneíza o solo com o auxílio do caminhão pipa (irrigadeira), seguido pela grade de disco rebocada pelo trator industrial, em um processo contínuo até que o mesmo atinja a umidade ótima;
* Ao se atingir a umidade ótima, a motoniveladora conforma a camada de aterro na cota especificada de acordo o off-set de projeto e seguida são empregados os...
tracking img