A sociologia e “sociologia” do senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIOLOGIA E “SOCIOLOGIA” DO SENSO COMUM

Todos os indivíduos são, por assim dizer, “sociólogos” espontâneos, no sentido de possuírem muitas explicações sobre o comportamento humano em sociedade, sem as quais não poderiam sobreviver. São as “teorias” do senso comum, também denominado conhecimento vulgar, existentes em qualquer sociedade a respeito de si mesma. É por este motivo que umsociólogo chega mesmo a afirmar que não é fácil encontrar uma idéia realmente original na sociologia pelo fato de que desde a pré-história todos os indivíduos são obrigados a fazer uma espécie de “Sociologia” aplicada no seu dia-a-dia e, desse modo, terminam por elaborar algum tipo de “teoria” sobre sua experiência cotidiana.
Esta “sociologia” espontânea que todos nós recebemos através do simplesconvívio diário com os nossos semelhantes não equivalem, é claro, à sociologia científica, por mais fortes que sejam os possíveis laços entre elas. As explicações do senso comum nos dá a respeito do comportamento humano e da vida social são bastante diversas daquelas que os sociólogos e outros cientistas sociais procuram desenvolver. Tais explicações, no entanto, interessam ao sociólogo porque é parteda sociedade, mas não porque sejam confiáveis. Na realidade, as explicações de que dispões o senso comum sobre o comportamento humano em sociedade são, na maioria das vezes, baseadas em preconceitos e pressupostos falsos sobre a presumível essência da espécie humana, embora muitas pessoas acreditem que para bem entender a sociedade e o que as pessoas fazem à sua volta bastam as “teorias” que asua própria sociedade lhes deu através do senso comum. Analogicamente, as explicações do senso comum sobre os fatos da sociedade constituem mais fequentemente puro instrumento – inconsciente ou não – de defesa de interesses de alguma categoria social.

A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

A definição da sociologia como “ciência da sociedade”, conforme argumenta Nicholas Timasheff, “pressupõe que se saibao que é sociedade” e, desse modo, o iniciante é posto diante de “uma espécie de círculo vicioso: a Sociedade se define como ciência da sociedade, e a sociedade têm de ser definida pela sociologia”. O mesmo se pode dizer de definição da sociologia como “estudo dos grupos humanos”.
É óbvio que a reflexão sobre os fenômenos sociais não começou com a sociologia, no século XIX. Antes que AugusteComte inventasse, na primeira metade daquele século, a palavra sociologia para denominar a nova ciência e proclamasse a necessidade, a conveniência e a possibilidade de aplicação dos princípios da ciência ao conhecimento da sociedade, os filósofos se ocuparam da explicação dos fenômenos sociais. A reflexão filosófica a respeito da sociedade difere da sociologia tanto nos resultados quanto, namaneira de alcançá-los. Afirmar que a sociologia é uma ciência significa dizer que ela é diferente da filosofia social.
Ao contrário das explicações filosóficas das relações sociais, as explicações da sociologia não partem simplesmente da especulação de gabinete, baseada na observação casual dos fatos. A ética social, que é uma divisão da filosofia social, estabelece o que é bom e o que é mau para asociedade e para o homem, enquanto a sociologia não emite juízos de valor.
Como ciência, a sociologia tem de obedecer aos mesmos princípios gerais válidos para todos os ramos de conhecimento científico, apesar das peculiaridades dos fenômenos sociais quando comparados com os fenômenos de natureza e da abordagem científica da sociedade.
O que caracteriza uma ciência? A ciência se expressa como umsistema de conceitos, proposições e teorias. Como um sistema e não um mero conjunto de idéias, os conceitos, proposições e teorias que fazem uma ciência, qualquer que seja o seu grau de desenvolvimento, possuam áreas polêmicas e questões abertas, o que é uma conseqüência inevitável da dinâmica própria do conhecimento científico, ela persegue sem pré o ideal de um corpo de idéias logicamente...
tracking img