Ciencia e senso comum-sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Senso comum
Também conhecido como conhecimento vulgar, é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais quecontinuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como ascientíficas.
Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum e se baseia na tentativa e erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menosdetalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.
No senso comum não há análiseprofunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações; o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, oque é natural e fácil de entender, o que elas pensam que seja verdade e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes.
Ciência
Em sentido amplo, ciência (do latim scientia,traduzido por “conhecimento”) refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no métodocientífico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.
A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universofunciona. Refere-se tanto a (o):
 Investigação ou estudo racionais do Universo, direcionados à descoberta da verdade e/ou realidade universal. Tal estudo ou investigação é metódico ecompulsoriamente realizado em acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico;
 Corpo organizado de conhecimentos adquiridos por tais estudos e pesquisas.
tracking img