A sociolinguistica e os classificados de jornais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIOLINGUÍSTICA: E os classificados de jornais



Resumo

Este artigo trata da língua em suas relações com a sociedade. Focando o estudo das variações linguísticas encontradas no gênero textual classificado de jornal. Utilizando método de comparação para fazer analise e encontrar as especificidades decorrentes do referido texto, observando a influencia que contexto linguístico exerce naprodução e assimilação da mensagem por parte dos falantes, as manifestações heterogenias da Língua identificando a diversidade linguístico-cultural que acompanha a linguagem na sociedade, uma vez que a língua por ser viva frequentemente está em ação.

Palavras-chaves – Língua, heterogeidade, variações, cultura, sociedade.

__________________________________
*Acadêmicas do Curso de Licenciatura Plena emLetras pela Faculdade Madre Tereza, sob a orientação da Professora: Silvia Alessandra Quadro.
1. CONCEPÇÃO TEÓRICA DA SOCIOLINGUÍSTICA
 
Este trabalho está baseado no estudo da Sociolinguística porque houve a necessidade de uma análise mais aprofundada para entender a linguagem utilizada nos textos de classificados de jornais, que tem como intuito a prestação de serviços e vendas a umasociedade heterogênea, e para tanto se utiliza de uma linguagem diferenciada para alcançar diferentes públicos.
Logo, a Sociolinguística que é uma vertente da linguística tem como objetivo o estudo da fala em situação de uso, fazendo parte da Linguística. Seus estudos enfocam a língua, a cultura e a sociedade, dividindo-se em duas vertentes: a interacional que estuda o uso da língua na relação entreos pares, procurando demonstrar que a fala-em-interação está sujeita a mudanças e interpretações que podem variar de acordo com o comportamento linguístico do indivíduo.
Quando Labov fala em heterogeneidade, refere-se à variação, mas está interessado na variação que pode ser sistematicamente explicada. A variação sistemática é um caso de modos alternativos de dizer a mesma coisa, sendo essesmodos portadores do mesmo significado referencial (LABOV, 1972.).
Aliado a isso a variacionista investiga as formas de identificação das pessoas por meio da expressão verbal. Uma língua nunca é falada da mesma forma, sendo que ela estará sempre sujeita a variações, como: diferença de épocas (o português falado hoje é diferente do português de 50 anos atrás), regionalidade (diferentes lugares,diferentes falas), grupo social (uso de “etiqueta”, assim como gírias por determinadas “tribos”) e ainda as diferentes situações (fala formal e informal).
Portanto a Sociolinguística está dividida em dois ramos, o norte americano e o europeu. Para o primeiro, variações linguísticas são as diferenças dentro de uma mesma língua quanto ao uso, vocabulário, semântico. E, o ramo europeu considera como variaçãolinguística o dialeto. O que, para alguns linguistas, é considerado outra língua, como por exemplo, a língua portuguesa do Brasil que é considerada uma variação da língua tupi.
Podemos salientar que língua e sociedade são duas realidades que se inter-relacionam de tal modo que é impossível conceber-se a existência de uma sem a outra. É no seio da sociedade, com suas particularidades e afinidades,que as falas fluem que a interação ocorre. O condicionamento social da linguagem está em consonância com traços que se enraizaram, de forma muito profunda, na mente coletiva da comunidade linguística. Diante desse estudo, compreende-se que a Sociolinguística possibilita a investigação das atitudes linguísticas, do percurso linguístico de uma determinada comunidade e o estudo dos dialetos sociaisem qualquer comunidade linguística.
Nessa perspectiva, a Sociolinguística pesquisa seguimentos sociais que constroem e caracterizam a realidade e/ou o futuro linguístico de um povo, ao mesmo tempo em que busca compreender os fatores de variação e mudança linguística, analisando e divulgando as características da linguagem, da cultura e da sociedade pesquisada possibilita a análise que confirma...
tracking img