Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WERNKE,Rodney.Considerações acerca de aspectos atuais do cotidiano financeiro de pessoas físicas e jurídicas.Revista do Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Sul.Outubro/2004.

O textoabrange pontos importantes como, finanças pessoais, finanças empresariais e empreendedorismo versus profissionalismo.
Rodney diz sobre finanças pessoais que grande parcela da populaçãobrasileira realiza mensalmente movimentação financeira por meio de recebimento de salários, pagamento de contas, da utilização de conta bancária, da emissão de cheques, do uso do cartão de crédito, da comprae venda de bens, da contratação de empréstimos e financiamentos, das aplicações financeiras e etc. Porém, poucos são os que têm condições de afirmar que possuem conhecimento adequado sobre finanças.Alguns profissionais sabe que, mesmo ganhando salários altos, muitos desses profissionais liberais possuem uma situação financeira complicada, mantendo suas atividades e hábitos de consumo valendo-sede empréstimos pessoais, usando o limite do cheque especial ou renegociando suas dívidas no cartão de crédito.
Já nas finanças empresariais o autor diz que o gerente deveria ter a mentalidade deinvestidor do negócio e não agir como dono do negócio, independentemente de ser o proprietário, um dos sócios ou administrador profissional da organização.
No ambiente empresarial atual, há umacerta deturpação de alguns termos da área administrativa que estão bastante em evidência na mídia brasileira. Rodney fala também sobre o “Empreendedorismo versus Profissionalismo”, provavelmente, por seruma palavra mais “sonora” ou comercialmente mais chamativa, o termo “empreendedor” ganhou a preferência nos meios de comunicação, bem como em órgãos estatais ou assemelhados, que passaram a fomentarou incentivar o” Empreendedorismo” em vez do “Profissionalismo”, como deveria ser.
Concordando com Rodney, podemos na verdade entender e colocar mais em prática a administração financeira em...
tracking img