A sociedade capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociedade Capitalista

O capitalismo é o sistema econômico e social presente em quase todos os países do mundo. Este sistema baseia-se na propriedade privada dos meios de produção, onde oproprietário busca o maior lucro possível e paga em dinheiro seus funcionários. Este esquema econômico possui pontos positivos e negativos e, apesar de ser utilizado em praticamente todos os países, recebeconstantemente muitas críticas.
Uma das críticas mais severas ao capitalismo se dirige aos problemas causados ao meio ambiente. Como o importante nesse sistema é a obtenção do lucro, a grande maioriados proprietários e funcionários importantes de empresas não se preocupa com a prevenção da natureza, utilizando de forma irresponsável os recursos naturais e não pensando na possível reciclagem dosprodutos. Além da irresponsabilidade na utilização das matérias naturais, as fábricas produzem muitos gases tóxicos e os liberam para o ambiente, provocando poluição no ar e colaborando com oaquecimento global.
Porém, esse sistema também tem seus pontos positivos. O capitalismo estimula a competitividade, tendo como consequência o avanço da ciência e da tecnologia. Esses avanços facilitam acomunicação, o deslocamento e deixam a disposição das pessoas inúmeras informações. Além disso, o avanço da ciência e da tecnologia têm um ponto ainda mais forte, pois essa evolução é muito utilizada namedicina, fazendo com que seja possível prevenir e tratar a grande maioria das doenças, aumentando a expectativa de vida das pessoas.
O capitalismo não é um bom sistema social, pois ele anda nadireção contrária da prevenção dos recursos naturais e transforma a população em uma grande sociedade consumista. Mas, infelizmente, parece que as pessoas só pensam em servir à população na condição dereceber dinheiro em troca. Enquanto for essa a intenção das pessoas, o mundo terá de continuar a viver o capitalismo, porém, mudando o modo de agir sobre os recursos naturais, antes que a natureza...
tracking img