A sociedade capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade capitalista
A sociedade capitalista surgiu logo após a época do feudalismo onde o sistema econômico tinha como base a economia agrária no século XI na Europa. A sociedade capitalistafoi alavancada com o enfraquecimento da servidão dos camponeses, da renda e com a expansão da produção de mercadorias dos feudos, quebrando o isolamento que predominava nos feudos em relação aocomercio, possibilitando assim, o surgimento do chamado Mercado Unificado dentro dos Estados-nações. Dentro desses estados nações as idéias eram coletivas, mas por conta de guerras que aconteciam entre oscamponeses essas idéias foram eliminadas. Passou-se então, a terem terras individuais cercadas e os trabalhadores eram assalariados, predominando a produção capitalista: Meu trabalho (esforço) pelodinheiro.
A sociedade capitalista visa o lucro, tendo como base as propriedades privadas de produção (as indústrias) que movimentem o sistema capitalista para, após a produção, calcular o lucro com asvendas dos materiais vendidos. Houve então a troca entre o produtor (material produzido pela empresa) pelo dinheiro do consumidor (quem compra o material).
O capitalismo possui fases que sofreramtransformações ao longo do tempo se adequando ao momento atual.

O capitalismo comercial, onde o produtor não fazia o melhor lucro, quem consumia e vendia tinha o melhor lucro.
O capitalismoindustrial que separou totalmente a classe dos trabalhadores e a classe dos donos de empresas.
O capitalismo financeiro com seus sistemas de bancos dominantes.
O capitalismo informacional que é o sistemaatual de sociedade que consiste no sistema industrial e financeiro, que prezam pelo conhecimento.
A sociologia é uma ciência importante no estudo da sociedade sendo possível saber as reais situaçõessócias atual. A sociedade atual sofre conseqüência do sistema e dos mecanismos capitalistas. Com o capitalismo surgiram também o consumo exagerado, a divisão preconceituosa de classes sociais e a...
tracking img