A Sindrome de Burnout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2438 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO





A Síndrome de Burnout é apresentada ao homem como um conceito concreto pelo Psicanalista nova-iorquino Herbert J. Freudenberger na década de 1970, apesar de seus sintomas já serem bastantes conhecidos pela humanidade como sentimentos de desgaste, frustação, incapacidade, insatisfação e insensibilidade que por muitas vezes é confundida com os do estresse, contudo os sintomas deBurnout são apresentados a partir do cenário do trabalho, ou seja, é uma síndrome que envolve sintomas que são gerados a partir de situações vivenciadas no trabalho e por isso é também nomeada como a síndrome do esgotamento profissional. Hoje a síndrome é tema de matérias na imprensa e cada vez mais presente na literatura médica estando em discursão entre profissionais da psiquiatria à medicinaclinica onde já foram descritos mais de 130 sintomas associados à síndrome e que segundo dados da Previdência Social é a terceira maior causa de afastamentos no trabalho.







Palavras-Chaves: Burnout. Exaustão. Organização. 
ABSTRACT





The burnout syndrome is presented to man as a concrete concept by New York psychoanalyst Herbert J. Freudenberger in 1970, despite her symptomsare already enough known to mankind as feelings of wear, frustration, failure, dissatisfaction and insensitivity which is often confused with the stress, but the symptoms of burnout are presented from the scenario work, ie, is a syndrome that involves symptoms that are generated from situations experienced at work and so it is also named as the burnout syndrome. Today's syndrome is the subject ofreports in the press and increasingly present in the medical literature between being in discursão professionals psychiatry and clinical medicine which have been described over 130 symptoms associated with the syndrome and which according to Social Security is the third leading cause of absenteeism at work.











Key Words: Burn Out. Exhaustion. Organization.  

INTRODUÇÃO

Seanalisarmos as empresas dentro de um contexto mundial, percebe-se que elas estão passando por uma fase em que a informação e a tecnologia se encontram em crescimento. Essa fase constrói ambientes favoráveis à síndrome de Burnout, que se encontra presente nesse meio devido os trabalhadores serem submetidos a grandes responsabilidades, assim como grandes cargas de trabalho, renunciando o tempo para olazer que o corpo tanto necessita. De acordo com Benevides (2002) a síndrome do burnout, foi descrita pela primeira vez pelo psicólogo Freudenberger, no ano de 1974, para descrever um sentimento de fracasso e exaustão causado por um excessivo desgaste de energia, força e recursos. Maslasch foi um dos pioneiros nos estudos empíricos sobre a burnout profissional. A síndrome de burnout constitui umquadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal.
A Síndrome de burnout é uma reação ao estresse relacionado ao trabalho que atinge trabalhadores independentes de sua área de atuação profissional, gênero ou condições sociais. É pertinente mencionar que há uma prevalência de ocorrência entre os profissionais da educação, entretanto nenhumtrabalhador está imune a essa patologia.









DEFINIÇÃO




O termo burnout que é uma composição de burn= queima e out= exterior que em português pode ser traduzido como queimar por inteiro ou combustão total no inglês a expressão burnout é empregado a aquilo que deixou de funcionar por completa falta de energia ou metaforicamente aquilo que chegou ao seu limite máximoexpressando de forma bem simples o que acontece nos quadro clinico de quem sofre da síndrome. O termo foi originalmente empregado pelo psicólogo nova-iorquino Herbert J. Freudenberger no ano de 1974 que notou o principal sintoma em si mesmo quando percebeu que sua profissão que antes o dera tanto prazer agora não despertava mais tanto o seu interesse.
Notou ainda que com seus colegas de profissão e de...
tracking img