A Separa O De Duas Cadeias De H Lice Do DNA Ocorre Medida Que As Novas Cadeias V O Sendo Sintetizadas

350 palavras 2 páginas
A separação de duas cadeias de hélice do DNA ocorre á medida que as novas cadeias vão sendo sintetizadas. A região de separação das cadeias tem a forma de uma letra Y e é denominada forquilha de replicação.
Na replicação do DNA os novos nucleotídeos vão ser sempre adicionados a ponta 3’ do novo filamento (filamento crescente). Esses novos filamentos (cadeias) que estão se ligando ao filamento original (cadeia original) sempre alongam no mesmo sentido de 5 ’=>3’. No momento da replicação os novos filamentos irão se ligar com as cadeias de origens de DNA em sentidos iguais quando comparados as pontas 5’=>3’, mas em sentidos opostos quando comparados um com o outro, porque as duas cadeias de origem do DNA são de polaridade inversa (uma fita é no sentido 5’=>3’ e a outra é no sentido 3’=>5’). Como as cadeias de DNA tem polaridade inversa elas são antiparalelas: A) Um filamento corre no sentido 5’ => 3’ B) Dois filamentos corre no sentido 3’=>5’
Mas, os dois filamentos (cadeias) são sintetizados pela polimerase III do DNA, que só catalisa o crescimento do filamento no sentido 5’=>3’. Portanto o sentido de deselicoidização é 5’=>3’.
-somente o filamento A é exposto no mesmo sentido da replicação do novo filamento que é 5’=>3’ portanto esse novo filamento que sofre replicação contínua é chamado filamento leading.
- Já o filamento B é exposto no sentido 3’=>5’ que é o sentido oposto da deselicoidização. Após um curto trecho de DNA ter se deselicoidizado, a síntese deve continuar de 5’=>3’, está é no sentido oposto ao da deselicoidização. Como apenas um curto trecho de DNA deve ser deselicoidizado antes do ínicio desse filamento, a maquinaria de replicação logo sai do molde, nesse momento mais DNA se deselicoidizou, dando um novo molde na ponta 5’ do novo filamento de replicação e continuar o sentido oposto ao do movimento da forquilha até chegar ao segmento já replicado de DNA.

Síntese do filamento de replicação

Relacionados

  • Manual de biologia
    93740 palavras | 375 páginas