A rua como contexto de desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE PSICOLOGIA

BIANCA FERNANDES
LAIZ TEIXEIRA
MARCELLY LIMA
NATALLY GOMES

A RUA COMO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO

SANTOS
2011
Crianças em situação de rua

O espaço da rua tem sido utilizado por muitas crianças e adolescentes como ambiente de moradia, e o “viver na rua” abrange seu trabalho, sua educação,seus relacionamentos, seu lazer, entre outras atividades. Essa população é bastante heterogênea e utiliza o espaço da rua em diferentes momentos e objetivos.

Foi proposta uma classificação para caracterizá-los a partir de cinco parâmetros: a vinculação com a família; a atividade exercida; a aparência; o local em que se encontra a criança ou o adolescente e a ausência de um adulto responsáveljunto à mesma.

Partindo de uma revisão histórica, percebe-se que a descrição dessas crianças no senso comum foi se modificando, assim como, a literatura científica sobre elas. Inicialmente, os estudos enfatizavam os déficits de desenvolvimento relacionados ao uso de drogas, promiscuidade, marginalidade, exclusão e desadaptação, os quais favoreciam uma imagem negativa a respeito desse grupo.Gradualmente, alguns estudos passaram a descrever as crianças em situação de rua como seres em desenvolvimento, que apresentam aspectos saudáveis frente a situações adversas. Entretanto, esses estudos salientam que, embora descrevam estes aspectos, não consideram a rua um ambiente ideal para o desenvolvimento de qualquer ser humano.

No entanto, a vida na rua muitas vezes representa a melhoralternativa encontrada pelas crianças que sofrem algum processo de vitimização, seja na família de origem ou na sociedade. Alguns pesquisadores procuraram entender as principais causas e motivações que provocam a saída destes de sua, entre estes, os problemas sociais, econômicos e afetivos ou de relacionamento familiar, que são geralmente apontados como principais fatores que influenciam a saída para arua. Outros estudos que relatam a versão de crianças sobre a saída de casa para a rua revelam que suas casas são punitivas, hostis e perigosas, e seus pais são descritos como ausentes, desinteressados, violentos e abusivos. A ausência de cuidados de adultos responsáveis e a presença de um ambiente hostil podem ter profundas implicações ao desenvolvimento emocional e moral dessas crianças.

Outroaspecto importante refere-se à idade com que estas crianças iniciam o processo de desligamento das suas famílias. Estudos recentes apontam que a migração às ruas inicia aos cinco anos de idade. Esse é, com certeza, um dado assustador, pois essas crianças estão em idade escolar e não possuem maturidade cognitiva, emocional e física para sobreviverem sozinhas em um ambiente caracterizado por diversassituações de risco.

As situações de risco físico, social e emocional podem fazer parte do contexto evolutivo de qualquer pessoa e, dessa forma, diferentes mecanismos podem ser utilizados para o enfrentamento dessa situação. Por exemplo, as crianças e os adolescentes que estão na rua precisam desenvolver estratégias de adaptação e de sobrevivência, as quais se destinam à obtenção de abrigo,alimentação e ao atendimento das demais necessidades vitais. Para resolver os seus problemas essas crianças podem roubar ou trabalhar para conseguir algum dinheiro.

Essas diferentes estratégias podem ser caracterizadas como mecanismos de resiliência e vulnerabilidade. Resiliência refere-se à capacidade do indivíduo de enfrentar as situações de risco com estratégias eficazes, de forma a lidar commudanças e problemas de forma adaptativa. Contrapondo-se a esse conceito, vulnerabilidade refere-se a uma suscetibilidade individual, que potencializa os efeitos negativos de situações estressantes e resultam em conseqüências negativas para o desenvolvimento psicológico.

Vinculação com a família
A relação com a família sempre foi mencionada como um dos principais fatores a serem considerados...
tracking img