A roda de conversas como possibilidade para desenvolver o pensamento crítico em crianças na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O trabalho a seguir reflete sobre a prática de roda de conversas na educação infantil e suas contribuições para desenvolver o pensamento crítico e autonomia das crianças. A Roda de conversas, como espaço democrático, permite o desenvolvimento das linguagens, uma comum-união entre as crianças e o educador, uma reflexão sobre os acontecimentos e a construção de habilidades que permitirãoações cada vez mais independentes dos adultos. A Roda de Conversas na Educação Infantil favorece o espaço de partilha e confronto de idéias, onde a liberdade da linguagem proporciona o crescimento na compreensão dos próprios conflitos individuais e coletivos. Por meio da troca em um ambiente que lhe proporciona segurança, confiança e respeito às diferenças a criança alcançará um desenvolvimentototal de suas possibilidades humanas e um pensamento crítico sobre o mundo que a rodeia. A roda de conversas na Educação Infantil, mais do que um espaço de vivências, torna-se uma possibilidade para o educador conhecer as crianças em sua individualidade e proporcionar momentos de descoberta de identidade, na construção da personalidade e na troca de opiniões.


PALAVRAS-CHAVES: Roda; EducaçãoInfantil, Escuta, Diálogo, Reflexão


ABSTRACT

This work then reflects on the practice of Wheel conversations early child hood education and its contributions to develop critical thinking and autonomy of children. Then Wheel of conversations as democratic space, allows the development o language, a cornmon-bond between children and educators a reflection on the events and building skills thatwill enable more independent actions of adults. The wheel of conversation in Early. Child Hood Education promotes sharing space and confrontation of ideas. Where freedom of speech gives the growth in understanding of their own individual and collective conflicts.
Through the exchange in a environment that gives you security, confindence and respect for differences the child will attain a fulldevelopment of their human possibilities and critical thinking about the world around it. The Wheel of conversation in Early Childhood Education, more than a living space it becomes a possibility for the teacher to know the children in their individuality and the exchange of views.


KEYWORDS: Wheel; early Learning, Listening, dialogue reflection.





SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 08CAPÍTULO I –EDUCAÇÃO INFANTIL E APRENDIZAGEM 10
1.1. A rotina 11
1.2. Alteridade 13

CAPÍTULO II – A ESCUTA 15
2.1. A linguagem e o corpo 20

CAPÍTULO III – A RODA 27
3.1. O diálogo 32

CONSIDERAÇÕES FINAIS 40 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 42INTRODUÇÃO
A roda de conversas é um espaço democrático, onde a fala e a escuta são instrumentos para participação. Esse espaço é construído em diferentes momentos, como proposta planejada previamente pelo educador, ou mesmo, como momento de descontração, acolhida e troca que ocorrem espontaneamente. Seja qual for o momento o objetivo é o mesmo, desenvolver nas crianças areflexão, o pensamento crítico, a construção de idéias em torno de um tema gerador, a autonomia para dar sua opinião e levantar hipóteses. .
Nesse espaço as crianças são convidadas a problematizar questões que surgem e desafiadas a fazer parte do que é proposto de forma que percebam as atividades como algo delas próprias. Supõe-se que ao sentirem-se parte terão maior interesse em colaborar e interesse emse expressar.
A justificativa desse trabalho refere-se ao meu trabalho como educadora. Percebi, na prática escolar, o quanto aprendemos – professor e alunos entre si- quando as crianças opinam e criticam atividades e se mostram perante novas situações. Falando e escutando o outro, as crianças experimentam a construção coletiva de soluções para conflitos que surgem no interior do grupo....
tracking img