A responsabilidade social empresarial e sua aplicação na empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Responsabilidade Social Empresarial e Sua Aplicação na Empresa




Gustavo Alexandre de Souza (ISAE-FGV) gustavo.souza@lactec.org.br





















Resumo

A responsabilidade social empresarial é uma questão de ética que deve ser incorporada à cultura da empresa para garantir a sustentabilidade da mesma. Segundo estudos recentes, os investimentos emações sociais refletem na maneira como o consumidor vê a empresa e seus produtos, que por sua vez reletem em um aumento das vendas e fidelização do cliente. Neste trabalho serão apresentados alguns conceitos de responsabilidade social empresarial. Também serão apresentados indicadores de responsabilidade social empresarial e por fim serão sugeridas algumas práticas para iniciar o processo deincorporação da responsabilidade social empresarial dentro da empresa Genband.
















Palavras-Chave

Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Ética Corporativa


INTRODUÇÃO




O conceito de responsabilidade social empresarial evoluiu muito desde os tempos em que as empresas doavam dinheiro e esforços para instituições por caridade. A responsabilidadesocial empresarial é uma questão de ética que deve ser incorporada à cultura da empresa para garantir a sustentabilidade da mesma. Segundo estudos recentes, os investimentos em ações sociais, quando bem planejadas e executadas de maneira ética, refletem na maneira como o consumidor vê a empresa e seus produtos, que por sua vez reletem em um aumento das vendas e fidelização do cliente.

Estetrabalho tem como objetivo discorrer sobre a ética e a responsabilidade social empresarial enfatizando sua importância para os resultados da empresa, bem como apresentar tópicos de ações que a empresa deveria começar a adotar a responsabilidade social como parte dos seus processos. Na seção 1 deste trabalho, serão apresentadas as definições de ética e responsabilidade social empresarialencontradas na literatura. Na seção 2, serão apresentados os indicadores de responsabilidade social segundo o modelo do Instituto Ethos. Na seção 3, serão abordadas algumas práticas recomendadas para a empresa iniciar o processo de incorporação da responsabilidade social empresarial em sua cultura.





Ética e Responsabilidade Social Empresarial




Segundo a enciclopédiaBritannica, a ética é um ramo da filosofia que estuda o comportamento humano, a moralidade, e as responsabilidades das pessoas para com as outras e para com a sociedade. Para Zacharias (Zacharias, 2008), a ética é:

É a parte da filosofia que estuda os juízos de apreciação referente à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativa a determinadasociedade ou de modo absoluto. Ética implica em julgamento e está relacionada à avaliação do comportamento humano, e tem como parâmetro a busca do bem comum. é condição indispensável para a Responsabilidade Social Empresarial.

Responsabilidade Social é uma filosofia e uma prática empresarial voltadas para a viabilização de ações que levem a empresa ou instuição a comprometer-se com acomunidade em que se inserem. Isso significa respeitar seus funcionários, oferecendo-lhes um ambiente de trabalho favorável, propiciando-lhes treinamento, possibilidade de ascensão profissional e remuneração adequada, valorizando sempre a sua participação no processo de tomada de decisões. Significa, também, preservar o meio ambiente, praticar o consumo sustentável, desenvolver projetos comunitários emobilizar os seus colaboradores para o trabalho voluntário.

 Esta consciência passa a ser gradativamente assumida pelas empresas modernas e hoje já se constitui num indicador importante para os profissionais que buscam trabalho e para os consumidores que anseiam por produtos e serviços.

Uma empresa, que não é social responsável, pelos critérios atuais jamais poderá ser...
tracking img