A respeito do ppp - coletivo de autores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistematização
A RESPEITO DO PPP - COLETIVO DE AUTORES
Autores
SELMA GARRIDO PIMENTA
JOSÉ CARLOS LIBÂNEO
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
PEG - UFSM

Acadêmico: Miguel Brasil
Professor: Mauro Titton
Turma 2 – 2º Semestre

A RESPEITO DO PPP - COLETIVO DE AUTORES
METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SELMA GARRIDO PIMENTAJOSÉ CARLOS LIBÂNEO

1) A respeito do Projeto Político Pedagógico

* A sociedade capitalista é segmentada em classes cada qual lutando pelos seus interesses;
* Tais interesses podem ser classificados em imediatos e históricos (Souza, 1987: 11).
* Enquanto a classe trabalhadora tem seus interesses imediatos centrados na sobrevivência e na luta do cotidiano buscando condiçõesdignas de existência a classe proprietária visa o acúmulo de riquezas, ampliar o consumo e o patrimônio.
* Já em um contexto histórico a classe proprietária busca manter a posição dominante frente à sociedade e continuar gozando dos direitos e a qualidade de vida que conquistou a partir desse privilégio.
* Sua luta pela manutenção do status qo, ou seja, não pretende transformar ou melhorara sociedade e nem abrir mão de seus privilégios enquanto classe social. Para isso, utiliza-se de uma ferramenta ideológica e usa desta para veicular seus interesses, sua ética, seus valores e sua moral difundindo-os como universais e inerentes a qualquer indivíduo, assim, ela detém a direção da sociedade. Tanto política como intelectual e moral. A essa Gramsci denomina de “hegemonia”.
* Já ointeresse histórico da classe trabalhadora é a de construir uma hegemonia popular. É a de tomar a direção da sociedade. Sua luta é focada no sentido de transformar a sociedade de forma que o trabalhador passe a colher os frutos de seu trabalho. Que consiga através dele prover uma condição digna para sua existência e de sua família.
* Dessa forma, vê-se que na sociedade capitalista existeclaramente uma disputa de interesses opostos. Nesta ótica têm-se a classe dominante se utilizando da sua ferramenta hegemônica para mascarar essa prática social e mais uma vez afirmar seus interesses.
* Essa ação de tempos em tempos provoca uma crise e é dessa crise que emergem as pedagogias.
* É importante relembrar que neste contexto a pedagogia é a “reflexão e teoria da educação capazde dar conta da complexidade, globalidade, conflitividade e especificidade de determinada prática social que é a educação" (Souza, 1987: 27).
* É importante também identificar quando uma pedagogia entra em crise. Uma pedagogia entra em crise quando não corresponde à prática social que reflete os interesses das classes. Neste momento é necessário elaborar outras explicações pedagógicas quesatisfaçam os anseios da sociedade e que realizem a manutenção da hegemonia. A este tipo de pedagogia denominamos pedagogia emergente.
* A pedagogia emergente apresenta duas (2) características:
* Diagnostica: porque parte de uma leitura da realidade social que logo após leva a reflexão do sujeito que se apropria de um juízo de valor. Este valor apropriado dependerá da ótica da classedo sujeito que realiza a reflexão. Daí diz-se que a reflexão pedagógica é judicativa, porque julga a partir de uma ética que representa os interesses de determinada classe social.
* Teleológica: porque determina uma direção a ser tomada, um ponto a ser alcançado. Essa direção poderá ser conservadora ou transformadora dos dados que foram refletidos e julgados pelo sujeito.
Essa direção énorteada pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) que representa uma intenção, ação deliberada, uma estratégia a ser seguida.
* Todo educador deve ter definido seu Projeto Político Pedagógico, pois o mesmo orientará a sua prática a nível de sala de aula.
* O PPP fornecerá ferramentas para o docente compreender o projeto de sociedade e de homem que persegue? Quais os interesses de...
tracking img