A racionalidade prática dos saberesda gestão pedagógica da sala de aula

6443 palavras 26 páginas
A RACIONALIDADE PRÁTICA DOS SABERES DA GESTÃO PEDAGÓGICA DA SALA DE AULA[1]

Jacques Therrien, UFC-CNPq
Angela T. Souza, UFC

A observação da prática docente em sala de aula, particularmente quando se privilegia o saber-fazer do professor, ou seja, o saber de experiência na condução desta práxis, permite desvelar a complexidade do trabalho pedagógico e as implicações dos processos interativos que o caracterizam (Therrien, J, 1997A, 1996). Esta via possibilita compreender e caracterizar a racionalidade subjacente à reflexividade da ação pedagógica e identificar elementos constitutivos da especificidade da profissão docente.

Os saberes da práxis social e pedagógica do professor podem ser abordados como saberes de experiência construídos no cotidiano da profissão os quais "formam um conjunto de representações a partir das quais os docentes interpretam, compreendem e orientam” sua ação em sala de aula (Tardif, M. e Lessard, C. 1991, 215). São saberes de natureza dinâmica e interativa, reflexos da pluralidade constitutiva do saber docente, que tem a marca tanto do individuo quanto do coletivo ao qual este pertence, destacando-se a heterogeneidade e a dialeticidade dos elementos que os constituem, bem como seus modos próprios de legitimação (Therrien, J., 1997B). Construídos nos processos de reflexão no chão da sala de aula, resultam de julgamentos e decisões em momentos de intervenções pedagógicas.

Conceber o trabalho docente como atividade eminentemente reflexiva (Schön, D.A., 1984, 1987; Nóvoa, A., 1992) situada em contexto de gestão pedagógica da sala de aula abre o caminho para identificar e caracterizar a racionalidade de um processo que se manifesta no fazer de um sujeito social cuja ação é orientada por objetivos ao mesmo tempo específicos de determinado tempo e espaço, e gerais em relação ao processo educacional como um todo. Da mesma forma, tratando-se de uma racionalidade de práxis, esta pode ser abordada sob o prisma da ação

Relacionados