Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO SOBRE “ÉDIPO E ANTÍGONA” (SÓFOCLES):

1. Demonstre que crimes foram cometidos por Édipo, sob a ótica do direito grego e do direito brasileiro. (0,25)No direito grego Édipo cometeu os crimes de parricídio e incesto. Já no direito brasileiro o crime cometido por Édipo foi de homicídio.

2. Como o autor desenvolveu na obra“Édipo”, o conflito entre a vontade divina e a vontade humana. (0,25)

Na obra o autor deixou bem claro que a vontade divina sempre prevalecia sobre a vontade humana, um exemplo disso équando os reis se dirigiam até os deuses para saber suas vontades, suas respostas sobre determinados assuntos.

3. Segundo a obra “Antígona”, ressalte como se processou aconvivência entre as normas divinas e as normas humanas.(0,25)

Na Grécia o sepultamento era uma honra para os homens bons, como forma de obter a glória, um bem, uma forma de ser bemrecebido no outro mundo e o Creonte aplicou uma norma dizendo ser divina, mas Antígona discordava dessa norma, pois ela não acreditava que essa fosse divina, pois se fosse teria sidodado um enterro justo aos dois. E essa norma era tão somente uma vontade humana dele Creonte no sentido de castigar Polinices por considerar este um traidor.

4. No âmbito dodireito grego e do direito brasileiro, evidencie se a conduta praticada por Antígona, no tocante a desobediência da norma aplicada pelo rei Creonte, no que se refere ao sepultamento deseus irmãos, foi legal ou ilegal. Justifique sua resposta. (0,25)

Ao meu ver a conduta praticada por Antígona foi legal, pois ela acreditava que a norma aplicada por Creonte nãoera uma vontade divina e sim uma vontade humana. No ordenamento jurídico brasileiro a norma divina não tem validade jurídica.




Aluna: Bárbara Alves Maia Pessoa
tracking img