A queda do imperio romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ESPLENDOR DE ROMA

Ascensão e queda do estado imperial (30 a.c á 453 d.c.)
Antes titulos destinados apenas aos deuses foi também intitulado. Otávio cujo era Augusto também conhecido por príncipe primeiro imperador de Roma. Comandante absoluto do exercito sacerdote supremo, pai da pátria. Como nunca antes houve.
Sob sua orientação abandonou-se a política agressiva de conquistas eaperfeiçoadas a administração das províncias. Então depois desta política surgiu um tempo de paz. A pax Romana durante os dói primeiros séculos da era cristã. O “século de Augusto.” Neste século viveu-se a paz estabilidade política-social e grandes realizações intelectuais. Foi promovida a aliança entre a nobreza e os cavaleiros foi apaziguada de peble romana com a política pão e circo .Saciavam a mente e afome.Haviam shows de combate entre gladiadores. Está era encerou-se com a morte de Augusto, em 14 da era cristã. Após a morte de augusto houveram governantes polêmicos como os Julio-Claudianos, Calígula, Enero e o Antonino cômodo (personagem do filme Gladiador). Houve o periodo de baixo império que assistiria o declineo de Roma e do ocidente Romano.


A CRISE E A QUEDA DO IMPERIO


Oestado habitado por povos de diversas culturas não consegui preservar a unidade política, e administrativa do imenso território. É no principio do sec. III houve uma crise generalizada. Em 330 sabendo que dependia das províncias estabeleceu sua capital em Constantinopla ( atual Istambul, na Turquia) fundou o estreito de Bosforo entre a Europa e a Ásia onde existia a colônia grega de Bizâncio. Menos de50 anos depois houveram as imigrações dos povos bárbaros.
Grupos germânicos, astrogodos e vizogodos cruzaram as fronteiras do Danúbio estabelecendo-se no território do império isto pressionado pelos hunos. Povos germânicos e francos já haviam ido para as fronteiras romanas. De início tudo ocorria pacificamente. Em378 houve a batalha de Adrianópolis onde a cavalaria dos visogodos esmagou astropas imperiais. O imperador Teodósio pacificou os visigodos concedeu-lhes território e os colocou-os a serviço da defesa do império. Tornou o cristianismo religião oficial do estado, pelo Edito de Tessalfônica, em 391. E dividiu o Império Romano, em Império do Oriente e Império do Ocidente, com capital em Milão.




IMPERIO OCIDENTE
Ruralizado, fragmentado enfraquecido por inúmeros, invasõesrecebeu seu golpe fatal em 476. Ano em que Rômulo Augusto foi deposto.


IMPERIO ORIENTE
Império Oriente manteve-se ainda por centenas de anos forte centralizado, nunca era esplendor.

Fonte: Livro História das Cavernas ao 3º Milênio
Capitulo 9 pg. 80




A CRISE DO IMPERIO

Apartir do Sec. III o Império Romano entrou em um longo período de crise, grande assunto de estudos entrehistoriadores.
O que explica a crise de Roma.
A estrutura administrativa e militar para sustentar o império muito vasto e habitado ppor povos de diversas culturas exigia elevados gastos públicos. Com isto a carga tributaria foi aplicada e tornou-se pesada com o enfraquecimento econômico de Roma. Havia falta de mão de obra escrava, pois esta foi sendo substituída por outros trabalhos.
Os romanostiveram que enfrentar os povos “Bárbaros” nesta ocasião a crise agravou. Os bárbaros visigodos, astrogodos e alamanos entre outros, estes viviam fora do território não falavam a mesma língua embora muitos tinham sido incorporados ao exercito muitos como mercenários. Os romanos perceberam que os próprios soldados eram compostos pelos povos que combateram contra eles mesmos. O fato da indisciplina,no exercito desestruturou o comando central de Roma. A crise afetou a porção Ocidental do império.
Portanto o imperador Constantino em 330 decidiu mudar a capital do império para a parte oriental redoldelona antiga cidade e Bizâncio e fundou a cidade Constantinopla.
A divisão do Império e a invasão da porção ocidental.
Em 395, com a morte do imperador Teodósio o império foi dividido entre...
tracking img