A psicomotricidade e sua importancia para as aulas de educação física escolar.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
CENTRAL DE CURSOS DE EXTENSÃO E
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR








A PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTANCIA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.




Adriana Cocchi Silvestre







São Paulo
2012



Adriana Cocchi Silvestre







A PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAESCOLAR.







Artigo apresentado à Universidade Gama Filho Pós-Graduação Lato Sensu como requisito parcialpara conclusão do curso de Especialização em
Educação Física Escolar.


Professor orientador
Eduardo Augusto Carreiro




São Paulo
2012




RESUMO
O ponto de partida destetrabalho é trazer através de uma pesquisa bibliográfica, alguns esclarecimentos de como a psicomotricidade, através de seus conceitos e conteúdos (lateralidade, equilíbrio, estruturação espacial e temporal, etc.) pode contribuir para as aulas de Educação Física na escola. Sendo fundamental que o educador tenha noção da totalidade da criança para atender todas as necessidades e exigências que suaformação requer. O desenvolvimento da criança , tanto motor como cognitivo, estudado por diversos autores como Jean Le Boulch, Vitor da Fonseca, David Gallahue, Jean Piaget, entre outros, estão sendo citados como base deste trabalho. A Psicomotricidade inserida na Educação Física escolar influenciará diretamente na formação e construção da criança, trazendo como objetivo o pleno desenvolvimento do serhumano, respeitando os seus valores psíquico, afetivo e motor.
Palavras-chave: Psicomotricidade; Desenvolvimento; Educação Fisica










INTRODUÇÃO

A Educação Física nos dias de hoje nos levou a compreender diversas possibilidades de garantir uma formação integral do educando. A educação do corpo inicia-se nos primeiros anos de vida e tem grande importância no desenvolvimento dacriança capacitando-a cada vez mais até chegar a idade adulta.
Por ser a psicomotricidade uma neurociência que enxerga os ser humano de forma global,ou seja, nos seus aspectos cognitivo, afetivo e motor, inserida nas aulas de Educação Física poderá contribuir para a aprendizagem escolar e auxiliar a criança adquirir tanto sensações e percepções como conceitos. O qual lhe propiciará o conhecimento doseu corpo, desenvolver suas habilidades, a lidar com suas emoções e saber a conviver com si e com os outros.
Trabalhar com criança não é uma tarefa fácil, requer estudo e dedicação, pois essa criança que chega a escola está em pleno desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Por essa razão, o professor precisa conhecer bem essa criança, que em cada idade ela pensa e age de umadeterminada forma e isso influenciará no seu desenvolvimento e rendimento escolar. Conhecer essas fases e adaptá-las em aula fará com que a criança tenha aprendizagens significativas e prazerosas.
Neste trabalho tentaremos mostrar que a psicomotricidade pode contribuir de maneira significativa para as aulas de Educação Física, através de suas bases psicomotoras (lateralidade, equilíbrio, estruturaçãoespoco temporal, etc.), juntamente com os conteúdos da cultura corporal de movimento (dança, ginástica, esporte, jogos e lutas) com atividade diversificas e significativas, a fim de desenvolver uma criança com plenas capacidades motora, afetiva e cognitiva.



CONHECENDO A PSICOMOTRICIDADE
A psicomotricidade é uma neurociência que estuda o individuo por meio do seu movimento, movimento que na...
tracking img