A primeira guerrilha pos comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP XXII
A primeira guerrilha pós-comunista
A rebelião armada indígena iniciada no estado de Chiapas, no México, em 1° de janeiro de 1994, vem criando sérios problemas para a política neoliberalimplantada no México a partir do governo Salinas. Entretanto não se trata de um movimento de guerrilhas de orientação marxista, como se poderia supor diante de tantos movimentos guerrilheiros queeclodiram nos últimos anos em diversos países latino-americanos, inclusive, no Brasil na década de 70, no Araguaia.
Na verdade, trata-se de um novo modelo revolucionário desenvolvido a partir dopensamento indígena ancestral oriundo de formas próprias de organização política que poderíamos chamar de "comunismo primitivo".
O levante contou com o apoio das diversas comunidades tzotzil, tzeltal,tojolabal, zoque e chole que participaram ativamente da construção do EZLN, assim como da formação do Comitê Clandestino Revolucionário Indígena (CCRI), a instância superior de todo o processo deorganização zapatista. Por isso o EZLN, enquanto exército regular, não dispõe de autonomia decisória, já que todas as decisões militares importantes dependem do CCRI, que por sua vez consulta a comunidadetoda vez em que se faz necessário tomar decisões importantes. E tais decisões são exaustivamente discutidas até que se chegue a um consenso, ou a unanimidade, ou não se decidir nada, enfim a democraciaabsoluta. Por isso proclama-se em todo o México o lema zapatista: "mandar obedecendo".
O que desejam os indígenas de Chiapas? Simplesmente Justiça, Uberdade e Democracia. Na verdade, são povos quedesejam autonomia e direitos constitucionais que Ihes assegurem a propriedade coletiva das terras indígenas.
Querem apenas o direito de cultivar em paz seus roçados de subsistência (milpas), epreservar suas tradições culturais ancestrais, suas danças, seus costumes, sua medicina, sua língua, sua religião, enfim, tudo aquilo que os identifica como indígenas.
A partir de 1997, surgiu outra...
tracking img