A pratica do planejamento participativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PRATICA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO


O livro nos mostra a necessidade de transformar a realidade vivida pela nossa sociedade atual, através da educação, buscando uma realidade melhor, baseada no planejamento participativo. Cabe a sociedade elaborar questionamentos com o intuito de transformar, posicionando-se de forma clara a fim de mudar nossa realidade existente para uma realidadedesejado, na qual podemos iniciar através do planejamento no campo educacional.
Apesar de todos os esforços de sociedade em garantir uma realidade transformadora, a crise esta presente na realidade existente. Resta-nos a contribuição do planejamento, na tentativa de buscar novas alternativas no planejamento participativo que traga propostas inovadoras, a fim de transformar a sociedade. O planejamentoenvolve três questões importantes; a qualidade, a missão e o poder, que devem ser analisados juntos a auxiliar o gerenciamento da qualidade total. Os resultados que queremos alcançar são traçados através do planejamento, restando apenas os meios, manipulando de acordo com o planejamento a fim de alcançar o resultado final.
Basicamente o planejamento se resume entre o horizonte e “aqui agora”e entre o discurso e a pratica que através ambos devem ser analisados juntos como se fosse uma só, entranhados uma na outra.
O planejamento e administração são analisados como objetos distintos, mais que estão intimamente ligados, porque vizam um fim, dos meios empregados e disponíveis quando falamos em planejamento surgem duas questões importantes como fazer? Com que fazer? E da mesma forma oplanejamento se divide em dois níveis, o político e o operacional, os quais necessitam de estímulos para serem analisados que são: como? Com que? O que? Para que? Embora o planejamento e administração estejam interligados, eles têm que ser tratados como cargos diferentes e não podem ser acumulados em uma única pessoa, e sim, em um grupo de pessoas, caracterizando o planejamento participativo.
Oplanejamento tem que ser baseado na realidade, analisada em realidade existente e desejada, para alcançar o fim através dos meios na verdade, o planejamento consiste em analisar a realidade existente, e baseada nas informações obtidas alcançar a realidade desejada, não esquecendo da realidade global e a do campo de ação, buscando transformar e construir a realidade existente em uma realidadedesejada.
O planejamento pode ser comparado ao trabalho de um medico, a instituição passa por problemas e deve ter esperança que vai conseguir vencer o problema. A equipe de planejamento deve, através do conhecimento e teoria que tem sobre o caso, aliado a pratica lançar um diagnostico e a partir daí, tendo um amplo conhecimento do estado global da instituição e a gravidade do problema, planejar umaproposta de ação a fim de resolver os problemas.
O planejamento deve ser traçado, levando, o procedimento cientifico planejar sem procedimentos científicos e agir no empirismo, sem traçar metas e possivelmente não chegaremos ao fim, ate mesmo porque sem procedimento científicos , não conhecemos os meios. Através dos procedimentos científicos, iremos compreender a situação, estabelecer o rumo,verificar a distancia entre o desejado e o que temos no momento, e definir o caminho (para um tempo), que são requisitos para um bom planejamento. Compreendendo a situação, poderemos ter um real diagnostico da crise que a instituição esta passando. Estabelecer o rumo, tendo conhecimento da realidade desejada, irá analisar a realidade existente e traçar metas para chegarmos à realidade desejada. Verificara distancia ou tempo entre o desejado e o existente, teremos uma nação geral de distancia e tempo que gastaremos para chegar à realidade desejada. Definir o caminho (para um tempo), são as varias alternativas que temos para chegar à realidade desejada, e se no decorrer do tempo o caminho seguido não estiver sendo satisfatório, poderemos tentar outras alternativas.
O planejamento estratégico e...
tracking img