A potencialidade das hortas comunitarias da cidade de cambe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
juliano xavier de souza







A realidade da economia solidária em cambé:
ESTUDO DA POTENCIALIDADE DAS HORTAS COMUNITÁRIAS DA CIDADE












Londrina
2012
juliano xavier de souza








A realidade da economia solidária em cambé:
ESTUDO DA POTENCIALIDADE DAS HORTAS COMUNITÁRIAS DA CIDADE






























Londrina2012

AGRADECIMENTOS


Meus agradecimentos a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para mais essa etapa da minha vida, cada um a seu modo.
A Deus, minha força e porto seguro na caminhada da minha existência.
A toda a minha família, pelo incentivo, carinho e compreensão em todos os momentos.
A os meus verdadeiros amigos, especialmente aqueles que me acompanharam em maisessa jornada.
Ao meu orientador, professor Dr. Luis Miguel dos santos, pelo apoio, compreensão e estímulo nas orientações.
A todos os professores do curso de Administração da UEL, pelo tempo e atenção que me dispensaram ao longo dos quatro anos e meio do curso.
Ao pessoal do centro público de economia solidária de Londrina, em especial a Sandra Nhishimura, e as técnicas do programa peloacolhimento e ajuda.

A todos vocês um muito obrigado!






















SOUZA, Juliano Xavier de. A Realidade da Economia Solidária em Cambé: Estudo da potencialidade das hortas comunitárias da cidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual de Londrina.

RESUMO

O presente estudo visa apresentar a experiência do programade economia solidária desenvolvido pela prefeitura do Município de Londrina, através do centro público de economia solidária, enquanto proposta alternativa de geração de trabalho e renda. Para tal o trabalho foi organizado em tópicos que apresentam as reflexões, os principais conceitos dos autores que se dedicam ao estudo da economia solidária, bem como o desenvolvimento de uma pesquisa cujoobjetivo maior é traçar o perfil dos empreendimentos econômicos solidários em Londrina e dos seus atores. Na parte da fundamentação teórica que constitui a primeira parte do trabalho se aborda a economia solidária desde a sua origem, tanto no cenário internacional como no nacional, até a sua variação conceitual, práticas, legislação, pertinência nos dias que correm assim como um exemplo consagrado, acorporação cooperativa de Mondragón. Na segunda parte para proporcionar uma melhor compreensão do trabalho se expõe a metodologia usada na pesquisa bem como o alvo do estudo. Ainda se apresenta o desenvolvimento da pesquisa com as suas devidas análises e conclusões. Na parte destinada as análises primeiro se faz a contextualização da realidade de origem dos 12 empreendimentos econômicos solidáriosestudados, para na etapa seguinte se expor e analisar os dados colhidos através de um questionário (exclusivamente de questões fechadas). No final se apresenta as interpretações e considerações finais pertinentes ao estudo.


Palavras-chave: economia solidária, empreendimentos solidários, geração de trabalho e renda.


















SOUZA, Juliano Xavier de. The Reality ofthe Solidary Economy in Cambé: Study of the potentiality of hortas communitarian of the city. 2012. Work of Conclusion of Course (Graduation in Administration) - State University of Londrina.

ABSTRACT

This study aims to present the experience of the programme of solidary economy developed by the prefecture city of Londrina, through the center of Public Solidarity Economy, while alternativeproposal of creating jobs and income. For this the work was organized on topics that present the thoughts, the main concepts of outhors who are dedicated to the study of solidary ecomomy  and the development of a search whose greater goal is to trace the profile of solidarity in economic ventures in Londrina and its actors. In the theoretical fundation which is the first part of the work turns to...
tracking img