A política de assistência e seus desafios

568 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Esta atividade avaliativa, cujo tema é "Atuação do Assistente Social na Política de Assistência Social, tem como objetivo abordar os desafios do Assistente Social em sua atuação profissional.
Após a leitura do Laboratório de Práticas Integradas, o grupo perpassou e discutiu todas as aulas ao longo do curso, refletindo acerca dos desafios do assistente social em sua atuação profissional.
Se nos atermos ao longo da história do serviço social, verificaremos que esse profissional surgiu para atender as demandas da sociedade capitalista, sendo este, um dos primeiros desafios, que é estar inserido em uma sociedade contraditória, ou seja, a riqueza nas mãos de poucos e, a pobreza espalhada.

HISTÓRICO

Ao longo da história, o serviço social vem se transformando. Mesmo com essas mudanças, o assistente social tem o seu fazer profissional ligado na mediação entre os donos do meio de produção e a classe trabalhadora para conter conflitos, como princípio norteador, o projeto ético político, a qual vislumbra novas alternativas profissionais. Cabe ressaltar que ter clareza dos direitos e deveres preconizados no Código de Ética Profissional é de fundamental importância, pois garante condições dignas de trabalho. Não podemos esquecer que apesar do assistente social trabalhar para atender as questões sociais oriundas das desigualdades do antagonismo do capitalismo, ele também faz parte da classe trabalhadora.
Como trabalhador, cabe ao profissional desenvolver a prática da pesquisa no seu ambiente de trabalho, em que facilita o conhecimento da comunidade a qual atua. Diante desses conhecimentos coletados na pesquisa, o assistente social consegue criar estratégias para concretizar os direitos sociais.
Um outro desafio do assistente social como trabalhador que deve ser destacado em sua rotina de trabalho é a garantia da privacidade do atendimento ao usuário. Vale ressaltar que muitos profissionais trabalham em ambientes que não garante o sigilo conforme a

Relacionados