A politica de aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
participa com 0,6% desse consumo, sendo todo eleproduzido internamente.A energia hidráulica, que representa 32,5 % do consumo energéticodo país, ainda é subaproveitada: apenas 25% do potencial hidroelétrico foiaproveitado até 1990 para a obtenção de energia elétrica. Restam 75% dopotencial hidráulico dos rios brasileiros a serem aproveitados como fontesde energia. Mas no tocante à produção deeletricidade, a fonte hidráulicaganha longe das demais: cerca de 93% da energia elétrica do país provémde usinas hidroelétricas e apenas 7% é fornecido por usinas termelétricas.As fontes de energia, assim como todos os recursos naturais que ohomem utiliza, podem ser de dois tipos: as renováveis, isto é, que podemser aproveitadas indefinidamente, tais como a biomassa, a energiahidráulica, a solar, osventos, etc; e as não-renováveis, constituídas pelosrecursos que existem em quantidade limitada no planeta e tendem aesgotar-se, como é o caso do petróleo, do carvão mineral, do urânio, e doxisto betuminoso.As fontes de energia não-renováveis portanto, apresentam oproblema de se esgotarem completamente daqui a algumas décadas ouséculos. Além disso, normalmente elas provocam maior poluição queasfontes renováveis. Os combustíveis fósseis, tais como o petróleo e ocarvão, são os mais poluentes de todos, tendo uma grande parte deresponsabilidade pela poluição atual dos oceanos, da atmosfera, dos solose rios.
Energia e Indústria
A industrialização de uma sociedade sempre provoca um notávelaumento do consumo energético. As fontes de energia constituem um dospré-requisitos básicos para odesenvolvimento da atividade industrial, poispara haver fábricas é necessário que existam petróleo, carvão, além dematérias-primas – minérios, madeiras, etc.No Brasil notamos que o setor que mais gasta energia é o industrial,com mais de 40% do total. Em segundo lugar vêm os transportes, commais de 20%. Depois aparecem, como maiores consumidores de energia, osetor residencial, o comércio e o setorpúblico.
Energia hidroelétrica
O potencial hidráulico brasileiro é considerado o 3° do mundo, e suautilização, apesar de cerca de 70% desse potencial permanecer aindainaproveitado, tem sido intensa, pois cerca de 93% da eletricidade geradano país provém das usinas hidrelétricas.Como podemos observar, a energia hidráulica pode perfeitamentesuprir todas as necessidades brasileiras de eletricidade até bemdepois doano 2000. E ela apresenta uma série de vantagens em relação à energiaproduzida em usinas termelétricas e atômicas. Uma delas é que a água nãose esgota, outra que seu custo operacional é menor que o das usinas
 
nucleares e termelétricas. Outra vantagem é o fato de ser menos poluenteque essas outras formas de obtenção de eletricidade. A grandedesvantagem das usinas hidroelétricas é oespaço que ocupa com o lagoartificial imposto pela construção da usina: com o represamento do rio e aformação do lago, sempre há perda de bons solos agricultáveis e anecessidade de remoção de populações.
O Petróleo
A produção nacional de petróleo, que se concentra nos estados doRio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe, é insuficiente para oconsumo interno. Ela representa cerca de 60%do consumo anual do país,cuja necessidade se completa com a importação.O petróleo ocupa 1° lugar dentre as fontes de energia utilizadas noBrasil e é responsável por cerca de 35% do total de energia consumida noBrasil. Além de servir como fonte de energia, o petróleo é importante comomatéria-prima para vários tipos de indústrias.As principais áreas produtoras de petróleo no Brasil são:· RecôncavoBaiano· Bacias de Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte· Bacia do Espírito Santo· Áreas da Plataforma Continental. Essas áreas vão da Bahia até o Riode Janeiro, onde se destaca a Bacia de Campos.
O carvão mineral
As maiores reservas nacionais de carvão mineral encontram-se nosul do país, em formações sedimentares do Paleozóico, e vão do RioGrande do Sul ao Paraná. As jazidas de melhor...
tracking img