Por que ler?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO TEXTO “POR QUE LER?” DE EZEQUIEL THEODORO DA SILVA


De início, o autor Ezequiel Theodoro deixa claro que irá discorrer sobre os seus próprios motivos de leituras,dentro do seu cotidiano de vida, evitando assim teorias acadêmicas, para deixar a discussão mais íntima e propícia ao debate.

Basicamente, para o autor há três categorias deleituras: informação, conhecimento e prazer estético.

A leitura de informação atualiza o leitor sobre os acontecimentos do cotidiano e transforma o mesmo para que tenha umaposição crítica diante dos fatos.

A leitura de conhecimento está relacionada com pesquisas e estudos constantes, principalmente na área de atuação do profissional.

E por fima leitura de prazer estético, que conduz o leitor ao gosto pela arte e desperta sua consciência para conhecimentos diversos.

Na escola, o tipo de leitura de prazer estético, éo mais prejudicado, pois é apresentado aos alunos como obrigação para cumprir o conteúdo programático.

Estes três motivos básicos de leitura estão relacionados com o ato deler, quando retomamos Paulo Freire, pois para este a leitura de mundo (contexto) precede a leitura da palavra (texto), desenvolvendo assim a consciência crítica do leitor.Embora todos tenham dentro de si capacidade de ler e compreender qualquer tipo de leitura, as diferenças e injustiças presentes na nossa sociedade, não desenvolvem essa capacidade.Citando Monteiro Lobato, grande escritor brasileiro, “um país se forja com homens e livros”. Quando ele disse isso, certamente não esperava que após tantos anos nossa sociedadecontinuasse com a mesma visão apequenada diante da cultura e educação: não como meio de transformação social, mas apenas como forma de “matar paulatinamente os leitores”.
tracking img