A policia e a musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* ESTADO DA PARAÍBA
* POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA
* CENTRO DE EDUCAÇÃO
* ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO CABO BRANCO
* CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

DIEGO EMANUEL TRAJANO SANTOS DE LIMA - Nº 108

A POLÍCIA MILITAR E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA

JOÃO PESSOA
2012

*

DIEGO EMANUEL TRAJANO SANTOS DE LIMA - Nº 108

A POLÍCIA MILITAR E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA

Trabalhoapresentado à disciplina História da PMPB, em cumprimento às exigências do curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba.

Docente: Cel. RR. Jorge

João Pessoa – PB

2012
* Sumário

1 INTRODUÇÃO 3
2 OS MILITARES E A MÚSICA DESDE OS TEMPOS ANTIGOS 3
3 HISTÓRIAS DAS BANDAS DE MÚSICA DAS POLÍCIAD MILITARES NO BRASIL 4
4 ALGUMAS ATIVIDADES MUSICAIS E BANDAS MILITARES NOBRASIL .......................................................................................................................................4
4.1 CORPO MUSICAL DA POLÍCIAL MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO 4
4.2 BANDA DE MÚSICA DA PMCE (BANDA DE MÚSICA MAI XAVIER TORRES 5
5 BANDA DE MÚSICA DA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA 6
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8


1. INTRODUÇÃO

Amúsica é um dos elementos mais interessantes, cativantes e belos da vida humana. É curiosa a forma como as pessoas associam suas vivências e experiências a alguma trilha sonora particular. Da mesma forma, percebe-se que a música também é capaz de acalmar ou provocar os ânimos. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ouagrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
No Brasil, os músicos militares exercem um papel relevante na sociedade brasileira desde os tempos coloniais. Porém, não mais motivados somente pelos combates e batalhas, mas principalmenteatravés de suas apresentações cívicas, religiosas e muito mais sociais do que no início da história da música em ambiente militar.

2. OS MILITARES E A MÚSICA DESDE OS TEMPOS ANTIGOS

Os militares, desde os tempos mais remotos, souberam usar muito bem o recurso da música. Isso não só no campo de batalha, mas também como elemento psicológico, animando tropas e atemorizando os seus inimigos.Em entrevista concedida ao O VALE, o doutor em Literaturas Românticas, Vinicius Mariano de Carvalho, que é maestro, pesquisador de música militar e professor da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, disse que é possível constatar na Bíblia, quando no capítulo 6 do livro de Josué se descreve a batalha que ele empenha em Jericó contra os Cananeus.
Neste trecho bíblico, segundo Carvalho, ao somdas trompas construídas com chifres de carneiros, as muralhas cedem e Josué conduz seus homens à vitória.
A teoria musical na Grécia antiga afirmava que cada 'tom' musical poderia despertar um 'ethos' diferente, ou seja, provocar estados de espírito variados. Com isso, havia um tom que provocava o 'ethos' beligerante, que motivava ao combate. Na Idade Média, durante as Cruzadas, a música tocadadurante os combates impressionava muito aos europeus. “Ao que parece, a presença de músicos durante combates foi sempre uma constante nas guerras", conta Vinicius Carvalho. O doutor também ressalta a função comunicativa da música, já que todas as ordens de combate eram transmitidas pelos clarins e cornetas.
Nos dias de hoje, a música militar perdeu a função de "atemorizar" e ganhou a função deentreter. O repertório e a estrutura das bandas também se modificaram com o desenvolvimento de novos instrumentos musicais. No caso dos instrumentos inventados por Adolph Sax - o saxofone entre eles -, sem dúvida foi um marco para a instrumentação das bandas militares.

3. HISTÓRICO DAS BANDAS DE MÚSICA DAS POLÍCIAS MILITARES NO BRASIL.

A Banda da Armada, que havia sido criada em 1802,...
tracking img