Resenha do pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ciclo do PDCA
O PDCA é, provavelmente, o mais conhecido conceito da gestão da qualidade.Mesmo pessoas leigas costumam conhecer as quatro etapas básicas queficaram famosas depois que ele foi introduzido no Japão e daí ganhou o mundo.
 É também chamado de Roda de Deming (em homenagem ao estatístico e "guru" da qualidade William Edward Deming). Na prática é um conceito criado para a análise e solução de problemas. Graficamente apresenta a ideia de um “circuito”, desenvolvida por Dewey, aoimaginar como funciona a relação entre a ação humana e o domínio social ao qual pertence.Segundo ele a reflexão para a solução de problemas contémcinco passos logicamente distintos: perceber a dificuldade, localizar e definir oproblema, sugestão de possíveis soluções, desenvolvimento por raciocínio dasinfluências da sugestão, observação posterior e experimentação que levem sua aceitação ou rejeição.
 Dentro do contexto de um sistema de gestão da qualidade, o PDCA é um ciclo dinâmico que pode ser desdobrado dentro de cada um dos processos da organização, e para o sistema deprocessos como um todo. É intimamente associado com o planejamento, implementação, controle e melhoria contínua da realização do produto e outros processos de sistemas de gestão da qualidade.
A manutenção e amelhoria continua da capacidade do processo  pode ser alcançada através da aplicação do conceito  PDCA em todos os níveis dentro da organização. Isto aplica para auto nivelar igualmente processosestratégicos, como planejamento do sistema de gestão da qualidade, ou análise crítica pela direção, e para atividades operacionais simples levadas a cabo como uma parte de processos de realização doproduto. 
O PDCA são as iniciais das palavras inglesas plan, do, check, e action, que significam planejar, fazer, verificar e agir (corretivamente).
 
As quatro partes do PDCA são descritas a seguir: PLANEJAR: "Não existe nada (nenhum processo) que não possa ser melhorado". Na fase de planejamento do ciclo...
tracking img