A poesia na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A POESIA NA SALA DE AULA; DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL POR MEIO DA LEITURA.


João Júnior Bonfim Jóia Pereira
RESUMO

A proposta deste artigo é discorrer sobre a importância da poesia dentro do âmbito escolar, mais especificamente em sala de aula, desenvolvido com o objetivo de mostrar quão significativo pode ser o trabalho com este gênero textual para o desenvolvimento intelectual dosalunos. O trabalho com poesias não se limita a ler um texto poético aos alunos, este tipo de trabalho requer uma atenção especial por parte do professor. Percebe-se que a poesia quando trabalhando de maneira adequada contribui para o desenvolvimento oral e cognitivo da criança, visto que ela desenvolve a oralidade, imaginação e criatividade que são de fundamental importância para odesenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: Leitura, poesia, desenvolvimento intelectual.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo objetiva apresentar a importância da poesia no âmbito escolar para o desenvolvimento dos alunos, visa mostrar à professores que o trabalho com poesia não é um mero passatempo, sua utilização como metodologia trás muitos benefícios ao educador e ao educando.
Atualmente aleitura está sendo pouco explorada em sala de aula, no entanto ela é de fundamental importância para a formação de conhecimentos sendo que através da mesma o aluno conhece diferentes culturas, etnias, lugares e crenças. Dentro da literatura existem vários gêneros textuais, cada um com suas características especificas, a poesia é um gênero rico em vários aspectos que devem ser explorados em umasala de aula.
A cada dia mais o uso da leitura e em especial da poesia tem sido esquecido e deixado de lado nas escolas. Muitas vezes por falta de tempo o professor deixa de trabalhar com textos que o ajudaria no futuro e seria de fundamental importância e significado para os alunos. Há conhecimento realmente significativo para o aluno sem o exercício da leitura? Muitas são as formas detransmissão de conhecimento sistematizado ou cientifico, mas não existe conhecimento cientifico sem o ato da leitura por parte do professor e dos alunos.
A poesia é uma ótima opção para professores que se propõem a trabalhar com textos significativos, visto que os autores se empenham para transmitir seu pensamento, cultura, meio social e sentimentos no momento em que esta escrevendo. Como umprofessor que não tem o habito de ler poderá ensinar os alunos a gostarem de ler? Não há na escola faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço. O professor deve dar o exemplo a seus alunos para depois cobrar mudança de atitude por parte deles.
Muitos autores estão indignados com a desconsideração dos professores para com os textos poéticos, estas obras são artes que beneficiam o processoeducativo. Quando os professores vão perceber a importância deste gênero textual para a formação cognitiva do aluno? Se os professores continuarem acomodados com aulas prontas, não teremos valorização de nenhum tipo de leitura.


2. DESENVOLVIMENTO

É comum ouvirmos falar em aulas que desenvolvam o intelectual, a imaginação e o lúdico nas crianças. Esta é a constante luta de todosprofissional da educação que se emprenha em desenvolver seu papel de forma qualitativa. Muitos são os meios para se alcançar sucesso na formação integral do dicente, sendo o trabalho com poesias um método eficaz que quando bem desenvolvido pode ser aplicado a vários conteúdos de diferentes disciplinas encaminhando o aluno em uma formação de qualidade, sem deixar de lado o prazer que a aprendizagem podegerar no individuo.
Uma aprendizagem só é significativa quando o professor consegue conquistar a atenção dos alunos. Por meio da poesia o professor poderá ganhar a atenção e a confiança do aluno, mas para que os alunos consigam compreender a importância da poesia em seu cotidiano é necessário que os professores desenvolvam a poesia em sala de aula, pois a mesma não se faz sozinha. Não há...
tracking img