Poesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO DESENVOLVER O HÁBITO DA LEITURA DE POESIA EM SALA DE AULA

Élen Caroline Fritzen



RESUMO: O trabalho com a poesia na sala de aula é extremamente importante para o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da criatividade do aluno. Porém esse gênero textual não está recebendo o seu devido valor dentro da escola. O trabalho com a poesia está se tornando ineficaz na sala deaula, uma vez que o professor a utiliza apenas como pretexto para explorar os demais conteúdos dos currículos escolares, fazendo com o que o aluno se afaste cada vez mais do gosto pela poesia.

PALAVRAS-CHAVE: poesia, sala de aula, incentivo.



"VAMOS BRINCAR DE POESIA?"

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião,
detanto brincar,
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio,
que é água sempre nova.
Como cada dia,
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
José Paulo Paes




"Vivemos rodeados de poesia", segundo Elias José (2003), ou seja,
poesia é tudo que nos cerca e que nos emociona, poesia é a nossa inspiração paraviver a vida e compreender o mundo em que vivemos.



Atualmente, a prática da leitura de poesia está esquecida nas escolas e isso tem causado grandes preocupações para a comunidade escolar, pois a poesia tem o poder de formar e transformar a sociedade através das suas mensagens.
           Os professores, hoje em dia, não se sentem capacitados para trabalhar com a poesia, pois não sabem comointroduzir e como incentivar os alunos ao estudo e à criação de textos poéticos. Mas, não há regra ou fórmula para escrever o que se sente. A poesia é a expressão do sentimento, por meio dela podemos expressar tudo o que sentimos.
Desse modo, alunos e professores sofrem as consequências, pois a leitura de poemas não são suficientes para acabar com a distância que marca o relacionamento entre poesiae escola.
            É necessário que o professor tenha novas ferramentas para trabalhar este tema com cuidado e possa encontrar saídas para transmitir esse conhecimento para os alunos. Mas tudo depende da criatividade do professor juntamente com a capacitação no tema abordado. De acordo com Banberger (2002, p. 10):

Está claro que a personalidade do professor e particularmente, seus hábitosde leitura são importantíssimos para desenvolver os interesses e hábitos de leitura nas crianças, sua própria educação também contribui de forma essencial para a influência que ele exerce.

            Considerando esse ponto de vista do autor, é importante ressaltar que se o professor não tiver o hábito de ler poesias, dificilmente ele vai conseguir despertar o interesse em seus alunos.
Paraamenizar estes problemas de distanciamento dos alunos com a poesia, é necessário que o professor compreenda que o ato de interpretar uma poesia não pode ficar restrito a sua forma de apresentação sobre uma página e nem aos questionamentos apresentados nas atividades de interpretação propostas pelos livros didáticos. Sobre esse assunto, Freitas (2008:3) se manifesta da seguinte forma:

Não só ospoemas são selecionados, como arbitrariamente são aleijados em função
dos propósitos os mais diversos dos autores de livros didáticos, comprometendo o
sentido do poema e o poema como obra acabada. Poema fragmentado é também
leitura fragmentada, compreensão fragmentada.

Desta forma, é necessário ressaltar que o professor deve partir de uma leitura poética do mundo, fazendo da poesiamotivo de apreciação lúdica e de motivação para a produção da intertextualidade e de muitas outras formas de criação.
           A leitura da poesia é importante para o processo de formação do indivíduo, porém, infelizmente, ao invés de a escola incentivar, ela continua tratando a poesia de forma superficial. O conceito de leitura nos dias atuais se limita apenas à decodificação das palavras, e...
tracking img