Por que a poesia na sala de aula?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POR QUE A POESIA NA SALA DE AULA?

Caroline Orlandini Moraes
Larissa Dário de Araújo
(G – CLCA – UENP/CJ)
Rafaela Stopa
(Orientadora – CLCA – UENP/CJ)


Introdução


Segundo o crítico e professor Alfredo Bosi, no ensaio “A poesia ainda é necessária” (2000), na contemporaneidade, ainda que em um mundo abarrotado de imagens, objetos e informações, a poesia pode ajudar aenxergar vida naquilo que parece vazio ou amorfo. Pensando nisso, este artigo discute a necessidade da poesia e aponta algumas condições para garantir a sua abordagem em sala de aula, com fundamentação em Helder Pinheiro (2007). Espera-se, assim, partilhar a relevância da leitura da poesia, uma vez que se trata de uma experiência única que desperta diferentes sensações, trazendo satisfação eencantamento em virtude de seus jogos de palavras e seus temas que cativam e emocionam.
Ainda de acordo com Bosi, quem questiona a necessidade da poesia é porque está sentindo falta dela. Trazendo o comentário do crítico para a esfera escolar, vemos que, infelizmente, ela vem deixando de ser estudada na sala de aula, o que priva o aluno do contato com esse tipo de texto. Quem lê poesia,desperta em si um amplo sentido sobre tudo, pois ela aguça o imaginário como também as fantasias.
A nossa expressão é um ato individual, uma característica única, assim como a interpretação que atribuímos a cada leitura. Ao lermos poemas, somos capazes de por a nossa imaginação em ação. Para Bosi, ao fazermos uma leitura, vemos que o poeta tem o dom de transformar algo que antes eraamorfo em algo vivo, ou seja, ele é capaz de criar vida e graça: “aquele vulto que parecia vazio de sentido começa a ter voz” (2000, p. 260). A distância entre leitor e poeta vai diminuindo de acordo com as características da poesia, jogos de palavras e rimas que vão dando sentido a tudo que absorvemos, abrindo espaço também para indagações.
O crítico Ítalo Moriconi, de formadespretensiosa, mas muito eficaz, no texto “Por que ler poesia” (2002), comenta que “a leitura do poema ativa o poeta que somos”, isto é, traz o nosso lado mais sensível à tona, uma vez que a poesia traz “imaginação e sabedoria combinadas numa certa vertigem, a velocidade das estrofes” (2002, p. 8). Tendo em vista essas considerações, podemos dizer que poesia é uma grande aliada para despertar no aluno osenso crítico e a elaboração de ideias, porque mexe com o imaginário. Ela vem conosco desde que nascemos, quando escutávamos canções para dormir e também nas cantigas de roda, o que a torna uma experiência única.


A presença da poesia na escola


Uma criança na idade escolar, quando é apresentada à poesia, passa a ter uma visão mais intimista e diferenciada das outras, devido aoexercício de linguagem verbal e escrita contido nesse tipo de leitura. Nas séries iniciais, o papel da escola e dos professores é muito importante, pois devem servir de incentivo para que gradualmente o aluno se torne um leitor de poesia; cabe ressaltar que na infância a criança tem o seu lado poeta diferenciado por ser mais sonhadora.
Vale mencionar um texto de Carlos Drummond deAndrade, “A educação do ser poético”, de 1974, que ainda se mostra bastante atual. Nele, o escritor inicia suas reflexões com o seguinte questionamento:




Por que motivo as crianças, de modo geral, são poetas e, com o tempo, deixam de sê-lo? Será a poesia um estado de infância relacionado com a necessidade de jogo, a ausência de conhecimento livresco, a despreocupação com osmandamentos práticos do viver - estado de pureza da mente, em suma? (online).




Fazemos nosso também seu questionamento, para reforçarmos que a poesia é parte do imaginário infantil, em virtude de seu olhar encantado para as coisas do mundo, por isso, é essencial que a escola propicie esse tipo de leitura, tendo em vista que ela requer mais cuidados, ou seja, mais atenção...
tracking img