A PESCA ARTESANAL E O BAIXO SUL DA BAHIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Núcleo de Estudos em Pesca e Aquicultura - NEPA
Curso de Engenharia de Pesca






PROJETO DE PESQUISA







A PESCA ARTESANAL E O BAIXO SUL DA BAHIA






1. Responsável pelo projeto
Marcelo Carneiro de Freitas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
Centrode Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas – CCAAB
Curso de Engenharia de Pesca
Núcleo de Estudos em Pesca e Aqüicultura – NEPA
Endereço: Campus Universitário, s/n, 44.380-000, Cruz das Almas - BA
Telefone profissional: (75) 3621-1558 – Celular: (75) 9104-6435
E-mail: marcfreitas@gmail.com

2. RESUMO

A pesca é uma atividade milenar de extração de produtos alimentícios. Tanto quanto acaça e a agricultura, gera emprego e renda através da produção de serviços de forma indireta, principalmente no campo da comercialização. A pesca artesanal é desenvolvida, modo geral, por pessoas que têm como objetivo principal consumir o pescado capturado e é praticada principalmente por comunidades ribeirinhas, onde problemas sociais como desemprego e a baixa escolaridade são evidentes, sendo apesca a única maneira de se adquirir alimento e alguma remuneração para a sustentação familiar. A ocupação desordenada da costa tem gerado problemas ambientais e sociais, colocando em risco a produtividade pesqueira e consequentemente as comunidades pesqueiras, provocando transformações nos valores culturais e estilos de vida, os quais passam a coexistir e competir com os hábitos das comunidadestradicionais. A conservação ambiental e cultural só será possível com a participação de toda a comunidade e órgãos governamentais, com o auxilio principalmente da educação ambiental, pois a educação que leva à conscientização e mudança. Este trabalho tem como objetivo conhecer, caracterizar e resgatar a cultura artesanal de municípios do baixo sul da Bahia. A pesquisa terá como resultado principal oresgate da cultura de pesca artesanal da Bahia, principalmente dos municípios estudados, provendo a valorização e o reconhecimento desta atividade tão característica do nordeste brasileiro.

3. PALAVRAS CHAVE

Pesca artesanal, artes de pesca, educação ambiental, Baixo Sul da Bahia.


4. INTRODUÇÃO

A pesca é uma atividade milenar de extração de produtos alimentícios. Tanto quanto a caçae a agricultura, gera emprego e renda através da produção de serviços de forma indireta, principalmente no campo da comercialização. Segundo o Decreto-Lei n.° 221, de 28 de fevereiro de 1967, referente ao código de pesca, define-se por pesca todo o ato tendente a capturar ou extrair elementos animais ou vegetais que tenham na água seu normal ou mais freqüente meio de vida, podendo efetuar-se comfins comerciais, desportivos ou científicos. A pesca pode ser dividida em dois grandes sistemas, o artesanal e o industrial (BRASIL, 1967).
A produção brasileira proveniente da pesca extrativa marinha em 2007, segundo os dados mais recentes da estatística do IBAMA, foi de 539.966,5 toneladas, sendo o estado da Bahia o quarto maior produtor do nordeste contribuindo com 44.932 toneladas, referentesomente da pesca artesanal, e arrecadando cerca de 218 milhões de reais (BRASIL, 2007). Este sistema de pesca é caracterizado pela fragmentação da biomassa da biocenose em grande número de espécies de pequena abundância individual, o que impede a especialização dos métodos de captura e centralização dos desembarques de pescado; ao mesmo tempo, o baixo nível de renda e de poder aquisitivo dapopulação, que determinam uma demanda reduzida, impossibilita a exploração dos recursos ao nível de suas máximas produções sustentáveis (FONTELES-FILHO, 1989).
A pesca artesanal é desenvolvida, de modo geral, por pessoas que têm como objetivo principal consumir o pescado capturado e é praticada principalmente por comunidades ribeirinhas, onde problemas sociais como desemprego e a baixa escolaridade...
tracking img