TRM 102

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

TEXTO 1:GRUPO E EQUIPE: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
1. Após a leitura do Texto 01, descreva com suas palavras o que é grupo e o que é equipe. Diferencie um do outro e exemplifique cada um comsituações vivenciadas ou assistidas por você.

Grupo é um conjunto de pessoas que trabalham voltadas para atingir um objetivo e têm suas funções e papéis definidos. Apresentam menores riscos. Seus membrosassumem suas responsabilidades individuais. A sinergia não é positiva, pois o grupo trabalha apenas com as contribuições individuais dos participantes com habilidades aleatórias.
Em uma equipe os seusmembros estão voltados para os mesmos objetivos e irão alcançá-los de forma compartilhada. Aqui a sinergia é positiva, pois possuem um nível elevado de mútua colaboração, dão apoio e ajuda quandonecessário. Existe transparência, a comunicação é verdadeira e efetiva, assumem riscos. As habilidades complementares dos participantes permitem alcançarem metas.

2. “Grupo e equipe são igualmenteimportantes para as organizações.” Concorda com a afirmação? Ou não? Comente sua resposta.
Grupos e equipes são importantes para as organizações, pois ambos geram resultados. Atualmente as empresastendem a estimular o desenvolvimento de suas atividades através de equipes, times.

TEXTO 2: COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES E NAS EQUIPES
1. A partir da leitura do texto descreva cinco cuidados/comportamentos que são necessários para um bom funcionamento de uma equipe.

Diversidade de canais – A comunicação poderá ser mais clara quando usada por vários canais. Ex: e-mail e telefonema.
Adaptandoa mensagem ao interlocutor – Dependendo do público que quer atingir é preciso modificar a comunicação. Ex: diferenças culturais, áreas distintas em uma organização.
Comunicação face a face – Acomunicação direta é preferível, principalmente quando se trata de enfrentar mudanças.
Coerência entre palavras e ações – Ações e palavras não podem se contradizer para não causar confusões.
Escuta...
tracking img