A pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PELE

A pele é o maior órgão do corpo humano, que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções como : regulaçãotérmica, defesa orgânica, controle de fluxo sanguíneo, proteção contra os diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais ( calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital, e sem ela, asobrevivência seria impossível. Ela é formada por três camadas: epiderme, derme hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente.
A epiderme camada mais externa da pele é constituídapor células epiteliais , (queratinócitos), com disposição semelhante a uma parede de tijolos . Estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme ( camada basal ou germinativa) e em suaevolução em direção a superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que da origem a camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilizaçãoda pele. A renovação celular constante de epiderme faz com que a células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.
Além dos queratinócitos encontram-se também naepiderme ; os melanócitos, que produzem o pigmento que da cor á pele ( melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans).

A epiderme da origem aos anexos cutâneos: unhas , pêlos,glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilosos sebáceos, pêlo, glândula sebácea), e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.
As glândulassudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. São de dois tipos de glândulas sudoríparas; as écrinas , que são mais numerosas, existindo por todos o corpoe produzem o suor eliminado-o diretamente na pelo. E as apócrinas, existentes principalmente nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos. São responsáveis pelo odor característico pelo...
tracking img