A palestina nos tempos de jesus

A PELESTINA NOS TEMPOS DE JESUS

Por
Cristiane Eliza Domingues de Moraes

Trabalho apresentado à disciplina Novo Testamento I, do Curso de Bacharel em EducaçãoReligiosa, prof. Wellison Magalhães

ICER
Rio de Janeiro
2010
A PALESTINA NOS TEMPOS DE JESUS

Localizada no continente Asiático, banhada pelo Mar Mediterrâneo em toda a extensão do seu limiteocidental, mais ou menos eqüidistante dos pontos principais do Mundo Antigo, a Palestina constituía-se num centro de gravidade para o mundo e as civilizações da Antiguidade. Do ponto de vista comercial,ficava na rota obrigatória do tráfego entre o Oriente e o Ocidente, bem como entre o Norte e o Sul, e do ponto de vista político, igualmente passagem inevitável dos exércitos conquistadores das grandespotencias ao seu redor; razão por que estas se interessavam por sua conquista e fortificação. Daí as devastações sofridas pela Palestina repetidas ocasiões durante a sua história.
A região que nósconhecemos pelo nome Palestina tem recebido através dos tempos, nomes diferentes, bem como sofrido alterações quanto à sua extensão. Canaã, Terra dos Amorreus, Terra dos Hebreus, Terra de Israel,Judéia ou Terra de Judá, Terra Prometida, Terra Santa.
O nome está tão carregado de história, de esplendor e simbolismo, tão firmemente plantado na memória da humanidade, que sobreviveu a todas asmudanças dos séculos e ainda hoje é atual, apesar das decisões políticas que dividiram e fragmentaram a Terra Santa.

CONDIÇÕES ECONÔMICAS
A atividade econômica da Palestina no tempo de Jesus depende daagricultura, pecuária, pesca, artesanato e do comércio.
A agricultura é o setor mais desenvolvido nessa época. O que mais se planta é o trigo, que é a base da alimentação é cultivado por toda parte.Os olivais são encontrados abundantemente no sul e no norte. As videiras crescem mais na Judéia, e o vinho é de ótima qualidade, sendo exportado para outros países. Os figos fazem parte da...