A palestina nos tempos de jesus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A PELESTINA NOS TEMPOS DE JESUS

Por
Cristiane Eliza Domingues de Moraes

Trabalho apresentado à disciplina Novo Testamento I, do Curso de Bacharel em Educação Religiosa, prof. Wellison Magalhães

ICER
Rio de Janeiro
2010
A PALESTINA NOS TEMPOS DE JESUS

Localizada no continente Asiático, banhada pelo Mar Mediterrâneo em toda a extensão do seu limiteocidental, mais ou menos eqüidistante dos pontos principais do Mundo Antigo, a Palestina constituía-se num centro de gravidade para o mundo e as civilizações da Antiguidade. Do ponto de vista comercial, ficava na rota obrigatória do tráfego entre o Oriente e o Ocidente, bem como entre o Norte e o Sul, e do ponto de vista político, igualmente passagem inevitável dos exércitos conquistadores das grandespotencias ao seu redor; razão por que estas se interessavam por sua conquista e fortificação. Daí as devastações sofridas pela Palestina repetidas ocasiões durante a sua história.
A região que nós conhecemos pelo nome Palestina tem recebido através dos tempos, nomes diferentes, bem como sofrido alterações quanto à sua extensão. Canaã, Terra dos Amorreus, Terra dos Hebreus, Terra de Israel,Judéia ou Terra de Judá, Terra Prometida, Terra Santa.
O nome está tão carregado de história, de esplendor e simbolismo, tão firmemente plantado na memória da humanidade, que sobreviveu a todas as mudanças dos séculos e ainda hoje é atual, apesar das decisões políticas que dividiram e fragmentaram a Terra Santa.

CONDIÇÕES ECONÔMICAS
A atividade econômica da Palestina no tempo de Jesus depende daagricultura, pecuária, pesca, artesanato e do comércio.
A agricultura é o setor mais desenvolvido nessa época. O que mais se planta é o trigo, que é a base da alimentação é cultivado por toda parte. Os olivais são encontrados abundantemente no sul e no norte. As videiras crescem mais na Judéia, e o vinho é de ótima qualidade, sendo exportado para outros países. Os figos fazem parte daalimentação cotidiana e são exportados até para Roma. Outras frutas e legumes produzidos são lentinhas, ervilhas, alface, chicória, agrião, romãs, tâmaras e maçãs.
A pecuária era difundida tanto no sul, onde a criação de ovelhas é mais extensa, quanto no norte, onde a criação de vacas e bois é preferida. O templo é o principal consumidor de carnes, oferecidas em sacrifício. Em seguida, são as camadas maisabastadas das população que consomem a carne produzida. O povo pobre raramente come carne, e muitos só na Páscoa ou por ocasião dos sacrifícios de comunhão.
A pesca era desenvolvida no mar Mediterrâneo, no rio Jordão e principalmente no lago de Genesaré. Além de ser consumido fresco pela população, o peixe também era salgado e defumado, e comercializado em todo o país.
O artesanato crescia ese desenvolvia nos centros urbanos. Existiam muitas categorias de artesãos, mas as principais atividades eram a cerâmica, tecelagem, couro e madeira. Em Jerusalém concentrava-se o artesanato de luxo para o Templo (perfumes) e para ser vendido aos peregrinos, que já naquele tempo gostavam de levar lembrancinhas da Cidade Santa.
O comércio era intenso na Palestina, principalmente na importação eexportação, que são controladas por grandes negociante que têm escritórios e depósitos. Geralmente os grandes comerciantes judeus vão morar em Jerusalém, pois o Templo é o maior importador de produtos de luxo: cedro, aromas, pedras preciosas, cobre, seda. Bronze. As exportações são de gêneros de primeira necessidade: trigo, frutas, óleo, vinho, peixe, peles e tecidos.
Além do comércio externo,havia o comércio interno. Nas aldeias é bem reduzido, porque funciona mais o sistema de troca de mercadorias. Os excedentes da produção vão para as cidades, principalmente Jerusalém. As mercadorias eram transportadas em burros ou camelos. Geralmente se formam grandes caravanas, para se evitar assaltos e roubos.
Toda a atividade comercial era controlada por um sistema de impostos. Esse imposto...
tracking img