a geografia humana da Palestina no tempo de Jesus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A Geografia Humana da Palestina no Tempo de Jesus
A Palestina era habitada por uma população muito diversificada, em virtude da presença de muitos gentios (povos que não eram da família hebraica, ou incrédulos), devido a várias mudanças políticas ocorridas ao longo dos séculos anteriores.
Este fenômeno demográfico teve suas raízes por centenas de anos de domínio da região, por outros povos,que subjugaram os judeus, provendo cativeiros e diásporas pelo mundo antigo, além de obrigar a fuga de grandes contingentes populacionais para outras regiões. Estima-se que nesta época, a população total de judeus era de quatro milhões de pessoas, porém, somente setecentos mil judeus, desse total, viviam na Palestina.
A POPULAÇÃO DA JUDÉIA
A Judéia era habitada pelos chamados “judeus purosangue”, sem miscigenação de raças, como no caso das outras províncias. Haviam porém, classes superiores: os Saduceus, com uma cultura helenizada, os Farizeus, constituída por sacerdotes, os Essênios, como uma seita menor, além dos Herodianos e Zelotes. As extravagâncias dessas classes ou seitas judaicas, associadas ao exagero dos governantes dominadores no tempo dos gregos, e mais tarde dosromanos, contribuíram para acirrar o zelo e nacionalismo de sua população, difícil de mudar de opinião, apegada à lei e aos costumes, e às crenças a respeito do único Deus.
A POPULAÇÃO DA SAMARIA
A Samaria tinha uma população miscigenada. Na época em que o Reino no Norte foi dominado pelos Assírios, houve o cativeiro de Israel, que levou muita gente para outras regiões do império, enquanto, poroutro lado, trouxe muitos povos de divergentes pontos para a Samaria. Com o passar dos tempos, esses povos miscigenados passaram a se autodenominar judeus. Havia uma grande hostilidade entre samaritanos e judeus “puros”.
A POPULAÇÃO DA GALILÉIA
Durante muito tempo, a província foi chamada de “Galiléia dos gentios”, por haver, nessa região, muitos árabes, fenícios, egípcios e sírios. Com o retornodos judeus do cativeiro da Babilônia, alguns deles se estabeleceram na Galiléia e a região foi perdendo essa designação. Esta mescla de culturas e temperamentos, o contato constante da população com estrangeiros que percorriam suas terras, e o intenso comércio que se estabeleceu nas proximidades do mar da Galiléia, no lado Ocidental, contribuíram para que sua população contornassepreconceitos religiosos.
Por esse motivo, Jesus encontrou ali ambiente favorável pra desenvolver seu ministério de mais de um ano, onde realizou seus primeiros milagres. Na Galiléia, foram escolhidos os primeiros discípulos de Jesus, e foi lá que Ele viveu até o início de seu ministério.
A Geografia Política da Palestina do Tempo de Jesus
Herodes, o Grande:
No ano de 63 a.C, o general romano Pompeusubjugou* a Palestina. Assim, durante todo o período do Novo Testamento, a região foi dominada pelo poderio romano. Em 40 a.C, o senado romano nomeou Herodes, o Grande, rei da Judéia. Nesta mesma época, a Síria e a Palestina foram invadidas pelos Partos*, e Matatias Antígono, foi declarado rei de Jerusalém. Em 37 a.C, Herodes, depois de sucessivas batalhas contra os exércitos de Antígono e seusaliados, torna-se vencedor, retomando a Palestina, e assim, o único governante da Judéia. Herodes ampliou significativamente o reino ao longo das décadas seguintes. Sua paixão pela pompa, o desejo de ver o seu nome imortalizado, e ao mesmo tempo, a necessidade de apaziguar uma população hostil, dando-lhes trabalho, fizeram com que o Herodes investisse na construção de grandes obras deembelezamento de Jerusalém. Assim, a cidade passou a ser transformada por novas edificações, como um suntuoso palácio a Noroeste da Cidade Alta (o Palácio de Herodes), a ampliação e revitalização do Templo do Senhor (Templo de Herodes) (Mt 2:1-19; Lc 1:5), a construção da Fortaleza de Antônia* e de novas muralhas. Herodes, o Grande, foi o patriarca da descendência Herodiana, reinando de 37 a 4 a.C....
tracking img