A ortodoxia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ortodoxia no Brasil


Dom Ignátios Ferzli



A imigração

De acordo com o historiador Yacoub Audat, no livro "Os árabes na América do Sul", os imigrantes árabes vieram para oBrasil em busca de uma vida melhor. Mas, a verdade é que a imigração dos árabes em geral e dos sírios e libaneses ortodoxos em particular, aconteceu por motivo de perseguições do Império Otomano(turco) contra os cristãos em 1860, ano de trágicos acontecimentos. Os imigrantes trouxeram com eles a eterna herança espiritual dos seus antepassados, quer dizer, a ortodoxia.

O início daOrtodoxia

No livro "História da imigração no Brasil - As famílias" há um trecho que fala exatamente desse período, o início da história dos ortodoxos: "Acompanhando o movimento espiritual,encontramos em São Paulo, em janeiro de 1897, o Padre Mussa Abi Haidar, que após celebrar a Santa Missa, em um salão especialmente adaptado, à rua 25 de março 115, organizou aprimeira procissão ortodoxarealizada na América do Sul. Logo depois disso, os ortodoxos iniciaram a construção deigrejas por iniciativa própria, e assim foram considerados Ortodoxos Antioquino na Diáspora".
O Santo Sínodo daIgreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina, sob a presidência do Patriarca Gregório Haddad, tomou a decisão de consagrar em 1922, o Bispo Mikhæl Chehade para o Brasil. Ele serviu alguns anos efaleceu no dia 7 de julho de 1931.

A primeira Igreja Ortodoxa

Em 1904 foi construída em São Paulo a primeira Igreja, ao tempo do Arquimandrita Silvestros As-Seghir, a de Nossa Senhora, àrua Cavaleiro Basílio Jafet 115 - então rua Itobi. A construção foi custeada por Michel Assad e a missa de inauguração foi celebrada pelo Cônego Nicola Sáfadi. Mais tarde o sino dessa igreja, a títulode relíquia, foi transferido para a Catedral. Está à esquerda de quem entra, exposto no altar do ícone da Ceia das Bodas de Caná. Este sino tem de um lado a inscrição: "Esta Igreja pertence ao Rito...
tracking img