A origem e o nascimento da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
PEDAGOGIA
CURSO EMERGENCIAL
DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I

A ORIGEM E O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

JULIANA DE CAMARGO BENEDITO VENTRAMELIS

MARINGÁ
MARÇO/2012
INTRODUÇÃO
A filosofia não é um sistema cristalizado no tempo e sim uma doutrina viva e dinâmica, em pleno desenvolvimento, buscando assimilartodos os elementos aproveitáveis das teorias cientificas e filosóficas do século XX.
A filosofia é em sua origem, uma ciência universal. (Santos, 1966)
A filosofia não é, portanto, entre os gregos, ciência partículas ou soma do conhecimento, é uma síntese que estuda as coisas enquanto formam um conjunto harmônico e universal, com a finalidade de descobrir os princípios que regem a vida ao mundo.Numa palavra, a filosofia, segundo a expressão de Aristóteles, é a ciência dos princípios e das causas.
Deve-se entender, portanto, a expressão filosofia, como uma tentativa de levar a prática de filosofia, tentando tornar a historia da filosofia acessível para que os seres humanos filosofem com ela. Pois bem, num sentido mais amplo, ela não só designa a tentativa particular de Lipman quanto auma nova área, ou campo de interesse da própria filosofia, a de fazer. (KOHAN, 2000, P.14)

ORIGEM DA FILOSOFIA

A palavra “filosofia” de origem grega é composta de duas outras: philo e sophia. Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável”, pois deriva de philia que significa “amizade e amor fraterno”. Shopia quer dizer “sabedoria” e dela vem à palavra sophos, sábio.Filosofia significa, portanto, “amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”. Filósofo o que ama ser sábio, que é amigo do sábio ou tem amizade pelo saber, deseja ser sábio.
Assim, filosofia indica a disposição interior de quem estima o saber, ou o estado de espirito da pessoa que deseja o conhecimento, o procura e o respeita.
De acordo com CHAUI (2011, p.32), atribui-se ao filósofo gregoPitágoras a invenção da palavra filosofia. Ele teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem deseja-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
Pitágoras dizia que o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado, também não é movido pelo desejode competir, e sim, é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida, em resumo é movido pelo desejo de saber.
A filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que omundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana e que a própria razão é capaz de conhecer a si mesma.
Em suma, a filosofia surgiu quando alguns pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso que precisasse serrevelado por divindades e alguns escolhidos, mas que, ao contrario, podia ser reconhecida por todo meio de operações mentais do raciocínio, que são as mesmas em todos os seres humanos.
Entendida como aspiração ao conhecimento racional, logico, demonstrativo e sistemático da realidade natural e humana, da origem e das causas da ordem do mundo e das suas transformações da origem e das causas das açõeshumanas e do próprio pensamento, a filosofia é uma instituição cultural tipicamente grega que, por razões históricas e politicas, veio a se tornar, no correr dos séculos, o modo de pensar e de se exprimir da chamada cultura europeia ocidental.
Dizer que a filosofia é tipicamente grega, ou um fato grego, não significa, que outros povos, tão antigos quanto os gregos ou mais antigos do que eles,...
tracking img