A origem dos navios petroleiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - A origem dos navios petroleiros

Desde os primórdios da civilização, o homem utiliza um composto de hidrocarboneto hoje conhecido como petróleo. O que era antes utilizado apenas comoimpermeabilizante, hoje é uma das matérias-prima mais versáteis de nosso tempo, possuindo inúmeras utilizações em diversos seguimentos da indústria. Com tamanha importância, este produto é amplamentecomercializado internacionalmente e, como não poderia ser diferente, o transporte marítimo é o modal mais utilizado.
Mas como os navios evoluíram até o que são hoje? Sabe-se que o embarque depetróleo fora muito feito por embalagens denominadas barris. Porém, o embarque de petróleo em barris transportados por navios de madeira não era seguro. Portanto, em 1863 o Atlantic foi o primeiro navio atransportar óleo em seus porões, já possuindo casco de ferro. Contudo, o primeiro navio que se pode chamar de navio-tanque foi o Zoroaster, construído em 1878. Em 1886 surge o Glükauf, com 3000toneladas de arqueação, desenvolvido pelo Henry F. Swan. Este era um navio totalmente projetado para o transporte específico de petróleo. Seu sucesso foi tamanho que logo surgiram navios irmãos e, devido aisso, o preço do petróleo caiu pela metade na Europa.
No século 20, consolidou-se a indústria do petróleo e, paralelamente, a navegação a serviço dessa indústria. Durante a 1ª Guerra Mundial, omundo observou a grande importância do transporte de petróleo pelo mar, já que boa parte dele vinha dos Estados Unidos para abastecer as tropas Aliadas durante a guerra. Daí em diante, os estaleirospassaram a introduzir duas anteparas longitudinais centrais, ao invés de uma, criando os navios com tanques centrais e laterais.
Com o fim da “grande depressão” de 1929, o mundo volta a crescere, junto com ele, o consumo de petróleo. Logo, os navios existentes na época já não eram suficientes, então surge os primeiros navios do tipo T2, com 16.500 TPB (Toneladas de Porte Bruto). Contudo,...
tracking img